O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) fez representação ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Ministério Público Federal (MPF) para pedir a apuração de indícios de esquema de empresas e fraude em licitações realizadas pelo Ministério da Defesa, em 2020 e 2021. O documento tem o apoio da bancada do PSB na Câmara dos Deputados, que Elias Vaz afirmou, em entrevista à Sagres, que considera como importante, pois dá mais força para a iniciativa. O deputado também detalhou quais as principais irregularidades.
“Nossa representação está focada em quatro casos específicos, três em São Paulo e um no Rio de Janeiro. Como são esses casos, por exemplo, mãe e filha têm empresas de produtos de sorvete, concorreram entre si e ganharam um contrato equivalente a quase $1 milhão, sendo que os nomes das duas empresas estão na mesma fachada. Aí você pega outro caso, de um homem e uma mulher, que moram no mesmo endereço, com duas empresas concorrendo e conseguem contrato de até $ 10 milhões”.
Ouça a entrevista completa:
Elias contou que já está na terceira representação e que apenas no MPF, mais de 20 processos foram abertos, enquanto o TCU já abriu procedimento formal para investigação. “O nosso papel é o de detectar as irregularidades e provocar os órgãos competentes para que eles possam efetivamente estabelecer os procedimentos de investigação, como quebra de sigilo bancário e telefônico. Certamente eles vão encontrar uma ‘coincidência’ nas relações entre essas empresas”.
Leia mais: Compras do Ministério da Defesa incluem cerveja, picanha e carvão vegetal, revela deputado
O deputado continuou e afirmou que os valores gastos pelo Ministério da Defesa são irreais. Segundo ele, foram comprados 60 mil quilogramas de Alcatra a R$ 82,00 o quilo. “Os indícios são claros. Não tem esse negócio de falar que o governo não tem corrupção, tem sim e o Governo não toma providências.”
Sobre a convocação do Ministro da Defesa, Braga Netto, para dar explicações, Elias Vaz declarou que após anulação do primeiro requerimento, feita pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, atendendo um pedido do Governo, uma nova convocação foi feita e que o ministro falará na próxima semana.
Eleições 2022
Questionado sobre as negociações com outros partidos para as eleições 2022, o deputado Elias Vaz afirmou que o PSB não deve “caminhar com nenhum partido que der sustentação à reeleição de Jair Bolsonaro”. Sobre o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, alinhado ao presidente do Brasil, Elias disse que ainda vai conversar com Lissauer Vieira (PSB), presidente da Assembleia Legislativa (Alego), que deve apoiar a reeleição do governador.