Foto: Reprodução/Twitter
Na véspera do Dia Nacional da Consciência Negra, um episódio de violação de uma obra que remete à data partiu dos corredores da Câmara dos Deputados em Brasília.
Nesta terça-feira (19), o deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) arrancou um quadro de uma exposição na Casa que denunciava o genocídio da população negra no Brasil. As imagens que mostram o parlamentar arrancando a obra do local foram publicadas no perfil da deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) no Twitter. “Momento em que o deputado Coronel Tadeu destrói o quadro! Não passarão!”, tuitou a parlamentar.
{source}
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Momento em que o deputado Coronel Tadeu destrói o quadro! Não passarão! <a href=”https://t.co/SkN0CA63Tt”>pic.twitter.com/SkN0CA63Tt</a></p>— Talíria Petrone (@taliriapetrone) <a href=”https://twitter.com/taliriapetrone/status/1196884347288076288?ref_src=twsrc%5Etfw”>November 19, 2019</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
{/source}
A obra, que estava exposta abaixo da frase “Racismo é crime”, traz dados sobre a violência contra os negros por parte do Estado e continha uma charge do cartunista Carlos Latuff. O artista criticou o ato, também pelas redes sociais.
“Essa agressão de um policial militar, que por acaso também é um parlamentar, contra uma charge exposta no Congresso Nacional e que denuncia a violência policial, nos leva a seguinte reflexão. Se fazem isso contra um cartaz, imagine contra gente de carne, osso e pele negra!”, escreveu Latuff no Twitter.
{source}
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Essa agressão de um policial militar, que por acaso também é um parlamentar, contra uma charge exposta no Congresso Nacional e<br>que denuncia a violência policial, nos leva a seguinte reflexão. Se fazem isso contra um cartaz, imagine contra gente de carne, osso e pele negra! <a href=”https://t.co/4r8kpDxcvv”>https://t.co/4r8kpDxcvv</a></p>— Carlos Latuff (@LatuffCartoons) <a href=”https://twitter.com/LatuffCartoons/status/1196880268315025409?ref_src=twsrc%5Etfw”>November 19, 2019</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
{/source}
Também em seu perfil no Twitter, o deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) escreveu que “Policiais não são assassinos. Policiais são guardiões da sociedade, sinto orgulho de ter 600 mil profissionais trabalhando pela segurança de 240 milhões de brasileiros. #policiavcpodeconfiar”. No vídeo da publicação, o parlamentar diz que a morte de negros no país não pode ser associada à polícia.
“Claro que o racismo é crime. É a coisa mais abominável no seio da nossa sociedade brasileira e mundial. Isso é racismo”, diz, apontando para uma pessoa negra caída no chão, na obra de Latuff. “Policial e boina preta, arma na mão, sujeito negro… isso quer dizer o que? Que a polícia só mata preto?”, complementa com xingamentos, arrancando o quadro. “Isso aqui não vai ficar na parede. Isso aqui é contra a polícia. Polícia ‘tá’ para defender a sociedade. Um abraço para vocês. Eu vou queimar esse cartaz aqui que não deveria estar aqui”, concluiu.
{source}
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Policiais não são assassinos. Policiais são guardiões da sociedade, sinto orgulho de ter 600 mil profissionais trabalhando pela segurança de 240 milhões de brasileiros. <a href=”https://twitter.com/hashtag/policiavcpodeconfiar?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#policiavcpodeconfiar</a> <a href=”https://t.co/CFVLgUkeeU”>pic.twitter.com/CFVLgUkeeU</a></p>— Coronel Tadeu (@CoronelTadeu) <a href=”https://twitter.com/CoronelTadeu/status/1196895840197136384?ref_src=twsrc%5Etfw”>November 19, 2019</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
{/source}