Sagres em OFF
Rubens Salomão

Deputado realiza missão a Barcelona sobre primeiro emprego e urbanismo

O deputado estadual Lincoln Tejota (UB) cumpre agenda institucional da Assembleia Legislativa de Goiás em Barcelona, na Espanha, em missão oficial. O parlamentar busca troca de experiências com a gestão goiana sobre o desenvolvimento e recuperação de centros urbanos e, principalmente, programas e incentivos ao primeiro emprego. Nesse sentido, Lincoln visitou nesta quinta-feira (10), a sede da Demà Europa.

O ex-vice-governador de Goiás foi recebido pela diretora da Demà Europa, Ana Carolina Silva, e conheceu a estrutura de execução da tecnologia social em Barcelona. A instituição teve origem em Goiás com os trabalhos ainda na década de 1990 da Fundação Pró-Cerrado e da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). “A intenção é fortalecer os laços para que possamos avançar nessa área de qualificação e inserção de jovens”, explica o deputado, em entrevista à Coluna.

“Goiás tem sido um dos pioneiros na geração de primeiro emprego, mas precisamos criar medidas para fortalecer mais isso. Com a forma como o mundo está mudando e com o avanço da tecnologia, essas coisas tendem a mudar muito rápido”, avalia Lincoln Tejota. A Demà tem 30 anos de atuação no Brasil, com experiência que une educação, trabalho e tecnologia inovadora com impacto social para criar oportunidades na vida de jovens, empresas e da sociedade.

BARCELONA - LINCOLN E ANA CAROL
Foto: Diretora da Demà Europa, Ana Carolina Lima, recebe deputado Lincoln Tejota, em Barcelona. (Crédito: Sagres Online)

Barcelona

Lincoln Tejota ainda ressalta as potencialidades tanto de Goiás quanto da Catalunha para a troca de experiências nas áreas de educação e geração de empregos. “Tanto no Brasil quanto aqui, existem áreas em que nós avançamos mais e outras em que eles estão à frente. O trabalho aqui é um pouco mais abrangente do que apenas o primeiro emprego”, avalia.

Interesse

Para o deputado, a atuação da Demà Europa pode inspirar novos programas em Goiás. “É interessante. A gente vê que o Brasil carece de políticas públicas de inserção daquelas pessoas que são menos favorecidas. Em Goiânia e em todos os lugares, a pandemia e a crise acentuaram muito essa questão e a gente precisa começar a ver onde tem referências nessa área para trazer respostas”, conta o deputado.

Centro urbano

O parlamentar ainda busca experiência em Barcelona sobre a ocupação de centros urbanos. “A gente tem em Goiânia um problema porque a região central da cidade é extremamente desocupada. A gente vê que uma das alternativas é a utilização das estruturas e prédios que já existem para vencer as dificuldades”, afirma.

Leia mais da Sagres Em OFF:

Mais lidas:

Leia também: