Sagres em OFF
Rubens Salomão

Deputados aprovam PEC que amplia imunidade parlamentar e foro privilegiado

O plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou, nesta quinta-feira (4), o que deputados chamam de “ampliação da liberdade de expressão”. A Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) que aumenta a imunidade, teve aval em segunda e última votação por unanimidade. Foram 27 votos favoráveis e nenhum contrário – mesmo placar da votação em primeiro turno. A proposta nº 430/23 altera o artigo 12 da Constituição Estadual, que trata das prerrogativas parlamentares.

A matéria tem autoria da Mesa Diretora da Casa e, com a mudança, os parlamentares têm a ampliação da imunidade parlamentar também para o ambiente digital e as redes sociais. Pelo texto anterior, a prerrogativa de não responsabilização criminal era prevista para o voto, opiniões em plenário, em público e em meios de comunicação. Na prática, manifestações nas redes que possam configurar crime passam a ter análise pelo Tribunal de Justiça, sem passar pela primeira instância.

A PEC também determina que um parlamentar não poderá ser afastado do exercício do mandato por decisão judicial cautelar.  A PEC apenas não alterou a perda do mandato, que pode ocorrer conforme determina a legislação específica para cada caso. O deputado Fred Rodrigues (DC) discursou ontem e defendeu que a PEC trata, efetivamente, da defesa da “liberdade de expressão” dos legisladores estaduais.

imunidade alego
Foto: Deputado Amauri Ribeiro discursa em sessão que aprovou PEC do foro privilegiado. (Crédito: Hellenn Reis/Alego)

Imunidade

“É um assunto que precisa ser tratado com extrema urgência e seriedade. É importante um projeto que garanta nosso direito à palavra como parlamentares”, afirmou Fred Rodrigues, sobre a PEC que amplia a imunidade.

Para tudo

A Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Goiânia decidiu adiar a licitação no valor de R$ 630 milhões. O processo busca contratar empresa para serviços de Coleta de Resíduos Sólidos e Varrição Mecanizada. A demanda é da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

Determinação

A decisão ocorre após parecer do Ministério Público de Contas (MPC), do TCM. O órgão atendeu pedido de vereadores, pela suspensão imediata do procedimento licitatório. Os vereadores apontam sobrepreço nos valores de referência do pregão e concorrência direta com os trabalhos hoje sob responsabilidade da Comurg.

Outro lado

Em nota, a Semad aponta que vai atender as solicitações, como a divisão do processo licitatório em dois lotes. Vai ainda apresentar esclarecimentos sobre documentação e tecnologia mínima exigida para as empresas que se interessarem pelo processo.

Espera

“A Semad aguarda agora o novo posicionamento do TCMGO e está aberta a realizar novas alterações que sejam necessárias pelo órgão de controle”. A pasta define que vai definir a nova data, a partir da manifestação do TCM.

Atendimento

A licitação ocorreria em atendimento ao Marco Legal do Saneamento Básico, em dois lotes, com vigência de 24 meses. Segundo a SEMAD, o contrato de concessão da Comurg teve caráter emergencial em 2021 e 2022, com renovação em 2023, até a licitação dos serviços.

Obra antiga

O governador em exercício, Daniel Vilela (MDB), confirmou a inauguração ainda neste ano do Hospital Estadual de Águas Lindas, no entorno do Distrito Federal. “O governador Ronaldo Caiado quer muito entregar não só o prédio, mas o funcionamento desse hospital ainda neste ano de 2023”, disse em vistoria à obra. Depois da retomada, a previsão era entrega em janeiro de 2024.

Estrutura

A unidade terá mais de 15 mil metros quadrados de área construída e vai beneficiar 1,2 milhão de moradores em 31 municípios goianos da região. “Será um hospital completo com todos os serviços”, disse Daniel. Serão 164 leitos, de média e alta complexidade, além de maternidade. Dos 40 leitos de terapia intensiva, 20 serão para bebês e crianças.

Leia mais da Sagres em OFF:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.