
O Governo de Goiás lançou nesta quinta, 11, o Desafio Aprendizes da Matemática, que irá promover uma maratona com aulas de reforço e provas e levará jovens do Aprendiz do Futuro a um intercâmbio cultural na Europa. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Goiás Social em parceria com a Demà Jovem by Renapsi.
As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 28 de julho, sendo realizadas no site do Aprendiz do Futuro. O Desafio é destinado aos jovens que ingressaram no Programa Aprendiz do Futuro entre 1º de janeiro de 2023 e 31 de maio de 2024.
“Investir na nossa juventude é prioridade do governo Ronaldo Caiado e, por isso, ao oferecer o melhor programa de socioaprendizagem do Brasil, também oferecemos incentivos para que esses adolescentes possam se sobressair e conquistar as melhores posições”, destacou a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado.
Os 12 primeiros classificados serão premiados com a medalha de ouro e viajarão à Europa. Além deles, os medalha de praia – outros dez classificados (entre a 13ª e a 22ª posição), receberão um celular cada. Já os outros oito que conquistarem com a medalha de bronze, entre a 23ª e a 30ª posição, ganharão fones de ouvidos.
Desafio visa incentivar os jovens
O secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos ressalta que, além da premiação do Desafio, a competição é um incentivo para os jovens se interessarem e exercitarem cada vez mais a matemática, uma disciplina que fomenta o raciocínio, base para todas as demais.
“O Governo de Goiás está sempre pensando em uma forma de maximizar os benefícios do Aprendiz do Futuro, que já investe no reforço de aprendizado de português, redação e outras habilidades”, pontuou Matos.
A Diretora Educacional da Demá Jovem by Renapsi, Rayane Monteiro, destaca a visão da instituição em fortalecer as competências dos jovens e promover novos horizontes aos aprendizes.
“Pra nós, atuar na aprendizagem vai muito além da formação, da qualificação profissional e da inclusão laboral. Nós também buscamos despertar nos jovens a importância do conhecimento, como no Desafio Aprendizes da Matemática, bem como a curiosidade por culturas diferentes da nossa. Tenho certeza de que será uma jornada de sucesso”, afirmou.
Em 2022, 12 jovens do Programa Aprendiz do Futuro participaram de um intercâmbio na Europa, após vencerem um processo seletivo que incluiu um teste de redação. Foram dias de imersão cultural no continente passando por Barcelona (Espanha), Bruxelas (Bélgica) e Lisboa (Portugal).
Inscrições já estão abertas
As inscrições já estão abertas no site do Aprendiz do Futuro, onde também estão as demais informações da competição, que terá duas etapas de classificação.
A primeira etapa consistirá na realização de atividades da Pílula de Conhecimento (matemática), com nota igual ou maior que 8,0. Já a segunda etapa será aplicação presencial de avaliação final.
A competição tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), responsável por ministrar o conteúdo de matemática e aplicar as avaliações. Em caso de empate, será analisado o desempenho do jovem no programa, como assiduidade e não recebimento de advertência.
Aprendiz do Futuro
Maior programa de socioaprendizagem do Brasil e do mundo, o Aprendiz do Futuro promove inclusão social de jovens por meio da educação e do trabalho, com foco em tecnologia, alta performance e impacto social na vida de jovens em situação de vulnerabilidade. Realizado pelo Governo de Goiás em parceria com a Demà Jovem/Renapsi está presente em todos os municípios goianos. Lançado em agosto de 2021, o programa contratou 6.250 jovens em situação de vulnerabilidade, de 14 e 15 anos e 11 meses, para trabalhar em órgãos públicos.
*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 08 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico e ODS 04 – Educação de Qualidade.