Ananda Leonel
Ananda Leonel
Jornalista e diretora de TV. Apresentadora, editora e colunista. Especialista em Games, eSports e Cultura Geek. Pioneira regional no cenário gamer em Goiás. Criou o programa gamer "Aperte o Play" na TV aberta da Sagres. Pós-graduanda em games e Gamificação na Educação. Eleita pela mídia local a maior referência do cenário. Apresentadora e creator dos maiores eventos gamer e geek do centro-oeste.

Desafio Crescer: Evolua como um Pokémon no Português e Matemática

Imagina aprender a Língua Portuguesa e Matemática de forma lúdica? O Desafio Crescer é um projeto produzido pela Secretaria da Educação de Goiás (SEDUC), em parceria com o Sagres Educa. O objetivo é proporcionar novos conteúdos de reforço escolar para alunos do 9° ano da rede estadual de ensino.

“O material está sendo muito bem recebido pelas escolas e cada vez mais os professores estão utilizando em sala de aula. Nós estamos com as escolas equipadas e a oportunidade de ter uma plataforma com material de qualidade nesse formato das mídias, fortalece a compreensão dos alunos. É muito interessante”, afirmou a gerente de Ensino Fundamental da Seduc, Tamara Trentin.

Desafio Crescer

Um mascote foi criado e ele evolui conforme os acertos dos alunos, como se fosse um pokémon.

A plataforma Desafio Crescer oferece aulas, vídeos e desafios organizados em 15 etapas. Após a explicação do professor ou da professora, o estudante é direcionado a responder a uma pergunta de múltipla escolha relacionada ao tema. Ao acertar, o mascote do projeto evolui a cada resposta correta.

Essa ideia surgiu do coordenador artítistico do Sagres Educa, Marcos Gouvêa.

“O aluno relembra conceitos, ele resolve questões que aprendeu por meio das atividades e coloca em prática o que viu com o professor. E a cada acerto o mascote vai evoluindo, como um pokémon”, destacou Marcos.

Expansão

Além disso, há planos de expansão para incluir as turmas do 6° ao 8° anos.

“A abordagem pedagógica do Desafio Crescer é inspirada em estratégias de gamificação, que se utiliza de técnicas de design de jogos em situações não necessariamente relacionadas a jogos.

“A partir dessa concepção, dividimos o Desafio em 15 fases para cada componente (Língua Portuguesa e Matemática). À medida que avançamos junto com o estudante nessa trajetória, temos a companhia do mascote que, além de ser uma presença divertida, reforça a ideia de evolução dentro do percurso proposto, a cada semana”, explicou a coordenadora pedagógica do Sagres Educa, Kelly Bittencourt.

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