Durante agosto, a Universidade Federal de Goiás (UFG) promove programação especial em comemoração aos 125 anos da faculdade de Direito oferecida pela instituição. Assim, a celebração acontece até o dia 11 de agosto. 

Nesse sentido, a data oficial de criação é 13 de agosto de 1898. A faculdade é a sexta mais antiga do Brasil.  A faculdade de Direito é mais antiga do que a própria Universidade, que completou 62 anos em 2022. No contexto de celebração, ocorre também o planejamento da revitalização das estruturas da faculdade.

Tradição

A programação está distribuída em eventos no câmpus de Goiânia e na cidade de Goiás, cidades que contam com câmpus da faculdade de Direito. Na agenda, os acadêmicos e docentes irão participar de exposições, congressos e conferências.

“De um lado temos a honraria de termos existido antes da UFG, e a UFG surgir no seio da Faculdade de Direito; por outro lado, o sentimento é de uma grande responsabilidade, isso nos coloca em uma situação de exigência ainda maior”, afirmou o diretor da faculdade, José Querino Tavares Neto.

Um dos pontos altos da programação que celebra o aniversário é o lançamento da exposição “Memória Institucional FD/UFG – minha alma mater”. A organização é resultado de diferentes grupos vinculados à Universidade.

Memória

“Essas celebrações estão sendo realizadas tendo em vista o reconhecimento do passado da Faculdade de Direito, das suas inúmeras contribuições, daqueles que deram muito das suas vidas aqui, daqueles que receberam muito nas suas vidas a partir dos conhecimentos que tiveram a oportunidade de receber aqui”, ressaltou a vice-diretora da faculdade de Direito, Sílzia Alves Carvalho.

Dessa forma, a celebração é vista como uma oportunidade para valorizar a história da universidade, bem como o acesso de centenas de alunos que passaram pela graduação ao longo das décadas.

“Sua história, seu presente, mas acima de tudo, o lançamento das bases para o seu futuro”, frisa.

Para ela, é fundamental que a faculdade leve em consideração a complexidade do século XXI e as novas competências exigidas para os próximos acadêmicos.

Reconhecimento

Uma novidade divulgada durante a solenidade foi a entrega de uma medalha, entregue a personalidades ligadas à Universidade. A primeira homenageada foi a atual reitora Angelita Pereira de Lima.

“Com certeza o que é a UFG hoje está devidamente creditado à trajetória e toda a competência da Faculdade de Direito e à sua importância para a sociedade de Goiás”, afirmou a reitora.

Segundo ela, as iniciativas criadas em prol da valorização da memória são fundamentais à medida que se preserva a “memória e nosso patrimônio, nós também recuperamos a nossa dificuldade, a nossa luta, os momentos em que foi necessário sermos resilientes. A memória é fundamental para que possamos trilhar um futuro tendo a certeza de que nós estamos no caminho certo”, complementa.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade.

*Com informações da UFG

Leia mais: