A inexistência de minirreforma eleitoral para 2024, além do combate a candidaturas laranja de mulheres e as regras para coibir o caixa dois são os temas desta edição do Podfalar. O primeiro podcast de política de Goiás tem apresentação e comentários dos jornalistas Rubens Salomão e Samuel Straioto.
A Câmara dos Deputados, parlamentares aprovaram mudanças nas regras eleitorais e havia a expectativa que o Senado fizesse o mesmo antes do dia 6 de outubro. A Constituição prevê que as regras não podem ser alteradas a menos de um ano da votação.
Já o Senado decidiu adiar a votação da minirreforma eleitoral e, com isso, as regras previstas nos textos não estarão em vigor nas próximas eleições municipais, já no ano que vem. O relator da matéria senador Marcelo Castro (MDB-PI) expôs os motivos.
Pra falar sobre as regras que serão válidas para as próximas eleições, recebemos nesta edição do PodFalar o professor da área de Direito Eleitoral, Alexandre Azevedo. O especialista aponta na entrevista porque a reforma é necessária e quais as armas da Justiça Eleitoral para combater as candidaturas laranja e lutar contra o machismo estrutural, e o caixa dois, por meio da digitalização de dados e inteligência.
Siga o PodFalar
Este episódio teve áudios do Sistema Sagres e do portal G1. Confira o PodFalar todo sábado, às 9h30 da manhã, na Rádio Sagres, no Sagres On-line, no aplicativo da Sagres, no Spotify, no Google App, no Deezer e no Castbox. Siga o PodFalar em seu tocador de podcast preferido e receba um episódio novo todo sábado.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes