Começou nesta segunda-feira (27) em Brasília o “Simpósio Internacional Diretor Escolar: Formação em foco”. O evento tem organização do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB). O objetivo é incentivar debates e reflexões sobre os desafios e as demandas cotidianas na gestão das escolas públicas. A formação termina nesta terça-feira (28), com transmissão ao vivo pelo Canal do MEC no Youtube.  

Nesse sentido, o evento visa propiciar um ambiente com diálogos democráticos e ideias que agreguem conhecimentos acadêmicos, práticos e relacionais sobre assuntos atuais referentes à gestão escolar e educacional. Participam representantes de secretarias estaduais e municipais de educação, diretores escolares e demais profissionais envolvidos com a temática.  Quase 5 mil espectadores acompanharam o primeiro dia de discussões.    

Na abertura do simpósio, a secretária executiva do MEC, Izolda Cela, pontuou a importância do diretor para a escola, bem como do fortalecimento da liderança dos gestores escolares. “Essa instância de liderança da escola, que também gosto de chamar de centro do sistema, é para onde todos nós devemos olhar e pelo qual devemos trabalhar”, disse.

A secretária de Educação Básica, Kátia Schweikardt, destacou o papel do diretor escolar na gestão de pessoas, ao conectar escola, professores, estudantes e comunidade. “A relação mais potente que existe no ambiente escolar é a relação entre pessoas: professores, estudantes, gestão e a relação com a comunidade escolar, com o território onde a escola está colocada. Esse é o papel que o gestor escolar tem, de fazer essa costura, de conectar pessoas, que são aquelas que fazem acontecer de verdade o direito à educação, no seu sentido mais pleno”, afirmou.  

MEC deu início nesta segunda-feira (27) ao ”Simpósio Internacional – Diretor Escolar: Formação em Foco”. Fruto de uma parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (Fotos: Fábio Nakakura/MEC)

Equidade

Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), também esteve na abertura. Ela classificou como importante a formação de diretores para debater os desafios da educação, especialmente na perspectiva do direito à educação com equidade. 

“Discutir a formação desses atores estratégicos, que são os diretores, é absolutamente inegociável e importante quando se pensa em direito à educação. Precisamos pensar formação de professores e de diretores que busquem fazer face ao desafio e ao tamanho dos desafios que nós temos, se nós queremos efetivamente reconstruir a educação em outras bases que não as bases que conhecemos e reprovamos em muitos momentos”, salientou.  

Já o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Getúlio Marques Ferreira, lembrou que o MEC voltou o Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário). “Estamos trabalhando para fazer essas formações, que são cursos técnico, e estamos fazendo isso em conjunto com as representações dos professores”.  

Programação 

No primeiro dia de evento, ocorreram as mesas de debates: “Visão de diferentes países sobre o que é ser diretor escolar: Brasil, Portugal e Inglaterra”, “Saberes e experiências das secretarias de educação (Mentoria de diretores escolares)” e “Relato sobre a mentoria de diretores escolares: Possibilidades e perspectivas”. Confira a transmissão do primeiro dia do Simpósio.  

O segundo dia de evento conta com as mesas: “Liderança do diretor escolar em pauta: questões em debate” e “Formação continuada em mentoria de diretores escolares”. Também haverá a palestra “Aprendizagens do Simpósio Internacional Diretor Escolar: Formação em Foco”, que será ministrada pelo diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação da SEB, Lourival José Martins Filho. Assista ao segundo e último dia do Simpósio.  

Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 04 – Educação de Qualidade

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