Junior Kamenach
Junior Kamenach
Jornalista, repórter do Sagres Online e apaixonado por futebol e esportes americanos - NFL, MLB e NBA

Desvalorização do envelhecimento atrapalha o planejamento de uma melhor qualidade de vida, diz especialista

Repense do último domingo (16) mostrou que o envelhecimento é um processo contínuo e gradual e com ele surgem alterações fisiológicas, físicas e metabólicas. Ou seja, cada um de nós envelhece aos poucos, dia após dia. Atividades simples se tornam mais difíceis e para que essa fase da vida seja tranquila. Sendo assim, é importante começar a pensar na parte madura da vida ainda na juventude.

Assista ao Arena Repense na íntegra:

Para debater o assunto, a Arena Repense desta segunda-feira (17) recebeu a psicóloga Gabriela Assumpção Alvarenga e a analista educacional da Renapsi polo Campinas (SP), Carolina Presenza Sampietri.

Uma projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta uma inversão da pirâmidade etária do Brasil. Anteriormente, nosso país era considerado uma nação jovem. Mas, hoje, estamos caminhando para uma população com mais idosos. Nesse sentido, Gabriela Assumpção Alvarenga destaca a importância de se pensar em planejar o envelhecimento ainda na juventude.

“O que nos impede de planejar? Essa questão da desvalorização completa do envecelhimento por parte da sociedade. Por exemplo, a valorização intensa de um tratamento estético para evitar que surjam várias questões na aparência. Isso porque não há uma valorização dessa beleza, dessa etapa da vida”, explicou.

(Envelhecimento foi tema da Arena Repense | Foto: Reprodução/Sagres TV)

Atitude

Outro destaque da especialista é para atividades e outras atitudes que a população idosa tem protagonizado, como por exemplo no segmento da moda nas redes sociais.

“Isso auxilia a entender que é uma continuidade. É uma etapa que pode ser cheia de frutos, pode sim ser uma etapa na qual as pessoas vão desenvolver capacidades, sejam físicas, emocionais. Além disso, também de trabalho. Então, essas ações são excelentes”, argumentou.

Assista ao programa na íntegra no link acima.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 03 – Saúde e Bem Estar

Leia mais:

Mais lidas:

Leia também: