O Repense do último domingo (25) mostrou que os exercícios físicos trazem benefícios para o corpo humano, como o bem-estar físico e a saúde mental. Com isso, é fundamental ficar atento, já que a atividade evita a perda óssea. Além disso, reduz consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade. Diminui também a pressão arterial, melhora a circulação sanguínea, emagrece e ajuda a controlar o peso.
Assista ao Arena Repense na íntegra:
Para debater o assunto, a Arena Repense desta quinta-feira (29) recebeu o docente da Faculdade de Educação Física da UFG, Alexandre Ferreira, e a coordenadora pedagógica da Renapsi polo Goiás, Érika Lima.
De acordo com Alexandre Ferreira, existe uma diferença entre praticar exercícios físicos de forma regular e o esporte de alta performance. Além disso, no segundo caso, ele diz que nem sempre está ligado à saúde.
“A alta performance é para poucos. Precisamos olhar para uma questão muito cara que não se falava antes e que hoje tem que se falar que são os aspectos subjetivos ligados à prática da atividade de alta performance e não alta. Quando a gente vai para a atividade física em um contexto da população e da saúde, esse é talvez o mais democrático que existe. Você pode descer do seu prédio ou abrir o portão da sua casa, fazer no seu quintal”, destacou.
Atividade física e estudos
Se a atividade física é benéfica para o corpo humano e para a saúde mental, por tabela ela aumenta o rendimento da pessoa no seu trabalho ou estudos. Sendo assim, Alexandre Ferreira defende que é preciso ter consciência corporal.
“Se você senta em uma aula, na universidade por exemplo, as pessoas não sabem falar o que sentiram, porque não sabem falar sobre as emoções. Então, é aprender a se relacionar com o outro. A atividade física é um contexto múltiplo, que ela lança mão da educação física, da dança, das artes e está relacionada com as outras disciplinas”, defendeu.
Assista o programa na íntegra no link acima.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 03 – Saúde e Bem Estar
Leia mais: