O presidente do Detran-GO, José Taveira Rocha, e o diretor de Operações, coronel Sebastião Vaz, se reuniram nesta terça-feira (11) com mais de 150 proprietários de Centros de Formação de Condutores (CFCs) para discutirem os impactos de mudanças como a implantação do sistema de biometria para o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Depois que o Detran-GO anunciou a adoção do sistema de processo livre a partir de 2013, alguns CFCs ficaram temerosos. Durante o encontro, realizado no auditório do Instituto de Criminalística em Goiânia, José Taveira buscou tranquilizar os permissionários. Segundo ele, para que o Detran-GO se modernize e otimize a qualidade do atendimento, ele precisa trabalhar em parceria com os centros de formação.

A implantação da biometria em todas as etapas da CNH e a iniciativa de retomar para o Detran-GO a responsabilidade pela abertura do processo são medidas que visam restabelecer a legalidade, combater fraudes e deixar os CFCs desafogados para focar na formação do condutor. José Taveira destaca que investir na melhoria da capacitação do candidato a motorista é uma das maneiras mais eficazes de se prevenir acidentes. As mudanças também facilitarão a vida do usuário, que poderá fazer o pré-cadastro para a obtenção da CNH via internet. O presidente disse ainda que outros projetos como a reestruturação do serviço de vistoria e a melhoria dos sistema de tecnologia devem ser implantados até o primeiro trimestre do próximo ano.

Durante a reunião, ficou acertado que um grupo representativo da categoria irá acompanhar as discussões sobre a metodologia da implantação da biometria pelo Detran-GO. Além da biometria, o coronel Sebastião Vaz alertou os permissionários para o cumprimento de algumas resoluções como a 358. Ela estabelece que todo CFC deve ter veículo próprio para atuar no mercado. Em Goiás, muitos centros trabalham com veículos terceirizados. Para fazer cumprir a resolução do Denatran, o Detran-GO deu até 31 de dezembro deste ano para os permissionários se adequarem.

O diretor de Operações enfatizou que o órgão tem buscado reestruturar, de forma transparente, o relacionamento com os permissionários. Nesse sentido, o Detran-GO já participaram de reuniões em Aparecida de Goiânia, Itumbiara, Goianésia, Catalão e Anápolis. Antes da implantação das mudanças, outras reuniões devem ser realizadas.