O dia 14 de novembro foi escolhido para lembrar o Dia Nacional do Combate ao Diabetes. O objetivo é prevenir e controlar a doença por meio da alimentação e promovendo a prática de atividades físicas.

Em entrevista à Sagres TV, a médica endocrinologista do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes de Goiás, Patrícia Rabelo, alerta sobre qual tipo da doença possui maior incidência na população.

“O que a gente mais encontra na população é o diabetes tipo 2, que se desenvolve depois de 45, 50 anos, relacionados com hábitos vida ruins, falta de atividade física, uma alimentação não saudável”

Patrícia Rabelo destaca os fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento da doença. “Estar em sobrepeso ou obesidade, ter histórico familiar principalmente de primeiro grau, pai, mãe, já portador de diabetes, inatividade física, sedentários, pacientes que têm síndrome do ovário policístico que tiveram diabetes gestacional”, enumera.

Perda drástica de peso e vontade de comer sem parar estão entre os principais sintomas do diabetes. “A poliúria, que é fazer muito xixi, polidipsia que é tomar muita água, e polifagia, uma vontade incontrolável de comer. Junto disso vem um emagrecimento não explicado, às vezes 10kg, 15kg em duas semanas. No entanto, a maioria dos pacientes segue assintomáticos e vão descobrir que tem diabetes no exame de rotina ou através das complicações”, analisa.

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, mais de 400 milhões de pessoas em todo o planeta possuem a doença.

Confira a entrevista na íntegra a seguir e tire mais dúvidas sobre o diabetes