O dia 07 de janeiro marca o que ficou conhecido como Dia do Leitor, uma data para celebrar os amantes da Literatura e das palavras escritas. Assim, diversos leitores comemoram o dia por meio de mensagens, recomendações literárias e citações de seus autores favoritos.
É certo que cada leitor constrói ao longo do tempo a sua própria lista de livros e escritores prediletos, no entanto, é sempre tempo de conhecer novas narrativas, vozes e assim, novas visões de mundo.
Vozes latinas
Em entrevista para o programa Tom Maior, no quadro Literando, o mestre em História, Vinícius Barbosa, divulgou mais detalhes de seu trabalho e de sua trajetória como um verdadeiro apreciador da literatura latinoamericana.
Em seu perfil “Latina Leitura”, ele compartilha resenhas, dicas de leituras e críticas extraídas das páginas que preenchem as suas estantes. Nesse espaço, os quase 50 mil seguidores aprendem sobre história, cultura e escrita latina.
“No fim das contas, um livro de literatura de ficção é uma história. Ele é uma maneira de entrarmos em contato com histórias ficcionais, mas também com a História com ‘H’ maiúsculo”, explica Vinícius, ao relacionar os livros como uma ferramenta para entendermos contextos sociais de diferentes períodos.
Para o historiador, a partir do momento em que o leitor entra em contato com a visão de mundo de outra pessoa, isto é, do autor da obra, a sua visão do mundo também inicia o processo que chama de “transformação”.
Em uma de suas postagens nas redes sociais, Vinícius comenta sobre o papel que produções “Hollywoodianas” desempenham na percepção social sobre culturas latinas, como a do México, por exemplo. Dessa forma, no vídeo, o pesquisador destaca o predomínio de estereótipos e da visão imperialista sobre países mais pobres.
Assista o vídeo completo:
5 autores para conhecer a literatura latina
Durante a entrevista, Vinícius selecionou alguns de seus autores e autoras prediletos para aqueles que desejam conhecer mais vozes da América Latina. São eles:
1- Adolfo Bioy Casares
O escritor argentino, nascido em Buenos Aires, é autor de livros como “A invenção de Morel” (1940); O Sonho dos Heróis (1954) e Diário da Guerra do Porco (1969)
2- Gabriel García Márquez
Um dos mais reconhecidos nomes da literatura mundial, Gabriel Garcia Márquez, ou “Gabo”, nasceu no final da década de 20, na cidade de Aracataca, Colômbia. Além disso, em 1982, o escritor foi laureado com o Prêmio Nobel de Literatura. Entre os seus títulos, estão Cem Anos de Solidão (1967); O Outono do Patriarca (1975) e Notícias de um Sequestro (1996).
3- Isabel Allende
Isabel Allende é um dos principais nomes da Literatura contemporânea. A escritora chilena, nascida em 1942, continua a despertar novos fãs à medida que prossegue com lançamentos que unem temas sensíveis, como violência e ditadura militar, à personagens inspiradoras.
Em 2022, a autora publicou “Violeta”, mas também é a responsável por livros como A Casa dos Espíritos (1982); Eva Luna (1987) e A Filha da Fortuna (1999).
4- Mariana Enriquez
A também contemporânea escritora argentina Mariana Enriquez é conhecida pela sua escrita intensa e profunda, que dá ritmo aos acontecimentos históricos e políticos descritos em suas histórias. A argentina é autora de títulos como As coisas que perdemos no fogo (2016) e Nossos Ossos (2009), ambientados em seu país.
5- Teresa Cárdenas
Para fechar a lista, Vinícius, que também é um dos criadores de um Clube do Livro específico para leituras de autores latinos, indica o trabalho da autora chilena Teresa Cárdenas, membro da Associação de Escritores da União e Artistas de Cuba.
Em seu trabalho, se destacam títulos como Cartas para a minha mãe (1997) e Cachorro Velho (2005).
Assista a entrevista completa:
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 4 – Educação de Qualidade.