Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Dia Mundial da Filosofia é celebrado todo ano no dia 18 de novembro. Para comemorar a data, a organização internacional Nova Acrópole deve promover palestras sobre unidade em tempos de crise. Toda programação será transmitida pelo canal da entidade no Youtube.

Entre os diversos temas que devem ser abordados na programação, um dos destaques é a reflexão sobre a empatia. Para a professora de Filosofia Lúcia Helena Galvão, empatia é “saber que não somos donos da verdade”. A professora explica ainda que o termo pode ser definido como ânimo por aprender, já que todos têm algo a ensinar.

Assista à entrevista no Sagres em Tom Maior:

“Empatia não é se colocar no lugar do outro de forma do jeito que a gente é. Empatia é aceitar que não somos os donos da verdade e aceitar ver o mundo pelo ângulo do outro. Além de estar predisposto a aprender pelo ângulo do outro, assim como ensinar aquilo que sei. Você faz tese, antítese, síntese e os dois saem mais maduros da relação”, explica.

Lúcia Helena conta também que a decisão sobre o tema para reflexão veio após a observação de vários episódios que estampam discursos de ódio. Para ela, há uma crise na sociedade, por isso a necessidade desse debate sobre a unidade e como ela pode ajudar a superar as diferenças.

“Cada ser humano é diferente de mim, mas não que eles sejam errados, melhores ou piores. Essas pessoas são, simplesmente, diferentes. São pedaços de um quebra-cabeça que ainda não conheço”, pontua.

O ciclo de palestras da Organização Internacional Nova Acrópole está previsto para iniciar dia 16 e segue até 20 de novembro. A programação completa está disponível no site da instituição. Os interessados poderão assistir às palestras gratuitamente.