Imagem registrada durante a Copa do Mundo de 2002, que aconteceu no Japão e na Coréia. (Foto: Reprodução/ Internet)

Depois de um passeio por Rússia, Europa, e América Latina, nossa série de reportagens especiais sobre a política nos países que vão à Copa do Mundo desembarca nos continentes africano e asiático.

Ásia

https://www.youtube.com/watch?v=6H1QOFBNRWs

Você se recorda dessa música? Se seu filho é jovem com certeza já ouviu. Someone like U, da banca sul coreana Dal Shabet, é um dos hits do chamado K-pop, gênero musical da Coreia do Sul que se popularizou no Brasil nos últimos anos.

O presidente coreano, Moon Jae-In, eleito no ano passado depois do afastamento da presidente acusada de corrupção, também ficou bem popular nos últimos dias. Ele comandou uma histórica negociação de paz com o vizinho inimigo de guerra, a Coreia do Norte. Passo importante, conforme explica o professor de relações internacionais da PUC-GO, Pedro Pietrafesa.

“A Coréia do Sul recentemente passou por um processo eleitoral porque a ex-presidente passou por um processo de impeachment. O novo presidente teve, no campo da diplomacia, uma relação mais amigável com a Coréia do Norte. Isso é importante porque a Coréia do Norte estava desenvolvendo seu armamento nuclear e poderia atacar o Japão e a Coréia do Sul”, afirma.

https://www.youtube.com/watch?v=tksj8v8nris

Ainda de acordo com Pedro Pietrafesa, o Japão é um país ainda mais estável do que a Coréia do Sul. “O Japão é mais estável ainda do que a Coréia do Sul. É um país que há muito tempo passa por um processo de desenvolvimento econômico, de melhoria da qualidade de vida da população”, acrescenta.

África

copadaafrica2010

Imagem registrada durante a Copa da África do Sul, em 2010 (Foto: Reprodução/ Internet)

O Irã entrou na ordem do dia por conta da decisão do presidente americano Donald Trump de vetar o acordo nuclear assinado pelo ex-presidente Barack Obama. Já Arábia Saudita, aliada dos Estados Unidos, é um dos regimes mais fechados do Oriente Médio.

“O Irã tem recentemente a questão nuclear. Ao renovar ou não o acordo com o Irã, Donald Trump pode acabar impactando na questão do futebol, da Copa do Mundo. A política e o futebol as vezes caminham juntos. Os outros países, mais próximos do ocidente, como é o caso da Arábia Saudita, têm uma série de problemas com relação aos Direitos Humanos”, ressalta Pietrafesa.

Nigéria, Senegal, Marrocos, Tunísia e Egito são africanos, mas estão em Áfricas diferentes. Os países do norte do continente, alguns árabes, vivem realidades distintas.

“A África é um local muito diverso. Mesmo na África sub-saariana, negra, tem todas as diferenças de cada país, não só pela colonização, como também pela existência de vários grupos étinicos. Daqueles países que vão participar da Copa, é importante analisar essas diferenças”, explica.

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/448491282&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}