O Ministério Público Federal entrou com denúncia na justiça contra os dirigentes Belchior Viana e Paulo “bala”, do movimento dos trabalhadores rurais sem terra. De acordo com o procurador da república Raphael Perissé, os dirigentes coagiam e extorquiam os trabalhadores rurais do assentamento canudos, em Palmeiras de Goiás.

“Ao longo das investigações nós conseguimos descobrir, que de todo recurso público como financiamentos ao plantio, a construção que chegavam ao assentamento os dirigentes obrigavam os assentados a integrarem 2% de todo o valor a direção do MST, com a pena de serem expulsos do assentamento ou até mesmo agredidos. Esse foi o panorama que encontramos, aprofundamos a investigação, conseguimos detectar que realmente havia liberação de recursos e ouvimos diversos assentados que confirmaram este tipo de prática”, explicou o procurador.

O procurador Raphael Perissé alega que podem haver outros assentamentos que tenham sofrido ameaças e extorsão da dupla de dirigentes. “E o que esses dirigentes da MST faziam, em um lote onde caberia 50 cabeças de gado, faziam o projeto como se fosse caber 70, para conseguir mais recursos para aquele lote e por conseguinte eles ganharem mais dinheiro quando esse recurso voltasse. O MST ele opera sistematicamente dessa forma, mandando dirigentes para vários acampamentos e recolher pagamentos indevidos dos assentados. Aconteceu que nesse assentamento nós conseguimos reunir bastante prova dessa prática, mas não é algo que ocorra só nesse assentamento. Vamos ampliar as investigações para alcançar mais assentamentos onde se repita essa prática”, salientou.

Os dirigentes foram presos por meio de uma operação da polícia federal, e se encontram na casa de prisão provisória. Conforme a decisão da justiça, Belchior Viana e Paulo “bala” poderão responder por extorsão, estelionato, e crimes contra o sistema financeiro.

A reportagem da Rádio 730 tentou resposta por parte da assessoria do movimento dos trabalhadores rurais sem terra, mas não obteve retorno. (Com informações da Repórter Izadora Louise)