Panqueca de carne à bolonhesa, uma das mais pedidas no Brasil. (Foto: Cecília Barcelos)

Doces ou salgadas, elas são sempre bem vindas! Uma base que leva poucos ingredientes, mas que mostra sua versatilidade ao ser incrementada com recheios, molhos e coberturas os mais variados. Estou falando da panqueca. Essa delícia, assim como tantas outras, tem sua origem um tanto quanto incerta – para não dizer duvidosa.

Reza a lenda que a primeira panqueca surgiu de um acidente gastronômico, há mais de 9 mil anos, na Europa ainda pré-histórica. Conta-se que uma camponesa, ao preparar um mingau, teria deixado cair um pouco da mistura sobre o fogão, percebendo que a mesma cozinhava rapidamente, era fácil de manusear e resultou em um sabor bastante agradável. Pronto. Nascia a panqueca.

É claro que os franceses – referência quando o assunto é gastronomia – trataram de assumir a autoria da receita batizando-a de crepe. Na França, essa guloseima é apreciada a qualquer hora do dia, como lanche ou comidinha corriqueira, por exemplo. Ao longo do tempo, a fórmula foi aperfeiçoada e se propagou pelo mundo, sofrendo adaptações e se tornando bastante popular em vários países. Ainda hoje, no entanto, há quem pense que a panqueca tenha origem norte-americana, devido ao domínio cultural dos Estados Unidos sobre todo o ocidente e o hábito comum que os americanos têm de comer panquecas doces no café da manhã. Na terra do tio Sam, as pancakes são mais grossas e servidas empilhadas. As doces, mais clássicas, são cobertas por mel e geleias. As salgadas são acompanhadas por cream cheese e salmão defumado.

Aqui no Brasil, a panqueca tem uma versão mais próxima da receita francesa, mas se apresenta comumente como prato principal. Nossa massa é mais grossinha, bem estruturada e, em geral, depois de fritos os discos recebem recheios e são enrolados para então serem servidos com ou sem molho. As mais populares são as versões salgadas, em especial recheadas com frango ou carne moída. Mas, como afirmei lá no comecinho deste texto, partindo da massa básica, é só deixar sua imaginação e seu paladar trabalharem à vontade na hora de preparar suas próprias panquecas!

Panqueca Básica

 

Ingredientes:

1 copo (tipo requeijão) de leite

1 copo (mesma medida) de farinha de trigo

1 ovo grande

1 colher (sopa) de azeite (pode usar óleo)

1 pitada de sal

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar uma mistura homogênea.

Use, preferencialmente, uma frigideira antiaderente para cozinhar suas panquecas. Unte a frigideira com azeite ou óleo, espere esquentar e despeje uma concha de massa. Faça movimentos circulares de maneira que a mistura se espalhe por toda a frigideira. Particularmente, eu gosto da massa mais fina, mas você vai determinar a quantidade a ser colocada conforme sua preferência.

Deixe cozinhar até que as bordas comecem a dourar e desgrude da panela. Você vai perceber a formação de bolhas. Vire a massa com a ajuda de uma espátula e doure o outro lado.

Discos prontos, agora é só rechear ao seu gosto, preparar um molho de sua preferência, caso queira, e servir!