Equipes da Prefeitura de Goiânia removeram, na manhã desta quarta-feira (05), um pit dog localizado em uma praça no Setor Urias Magalhães, na capital. O local, que fica em frente ao Centro de Treinamento do Atlético Clube Goianiense, faz parte de uma parceria entre o time e a prefeitura no programa ‘Adote uma Praça’.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, utilizou as redes sociais para defender que o proprietário do estabelecimento estava ciente da desocupação e do prazo para se mudar, mas não cumpriu.

“O permissionário do empreendimento foi notificado em abril de 2021 da necessidade de desocupação da área e orientado a abrir processo de transferência para área de sua escolha. O permissionário escolheu novo local para a instalação da lanchonete e foi atendido pela Prefeitura de Goiânia na ampliação de 60 dias para mudança. Apesar desta reinvindicação ter sido acolhida pelo Poder Público, o permissionário não cumpriu a determinação até o encerramento do prazo, em 23 de junho de 2021”, publicou.

Entretanto, a esposa do proprietário do pit dog, Patrícia Alves, reclamou da burocracia e alegou que o processo de mudança ficou parado, o que não permitiu a transferência de local. “A gente tinha um acordo no qual não precisaria mexer com advogado, porque o Atlético-GO iria ajudar a gente, tanto na transferência com valor em dinheiro e no que for preciso. Meu marido teve duas reuniões com o Atlético e com a prefeitura. Porém, estou com o processo em mãos e não andou. Desde quando ocorreu a primeira notificação, em meados de maio, a gente já correu atrás para fazer a transferência, não ficamos parados”, defendeu.

Por outro lado, o presidente do Atlético-GO, Adson Batista, publicou em suas redes sociais que “faltou bom senso do pit dog” para cumprir o prazo. “A Prefeitura de Goiânia notificou várias vezes o Pit Dog Roma, o clube se colocou à disposição para ajudar financeiramente, entretanto o estabelecimento não cumpriu os prazos. Não adianta culpar ninguém. Entendemos desde o início a causa e fomos sensíveis à situação, porém o pit dog está totalmente irregular”, afirmou.

Programa ‘Adote uma Praça’

Em novembro de 2020, o então prefeito de Goiânia, Iris Rezende, assinou a autorização para o Atlético administrar a praça que fica localizada em frente ao CT do Dragão, através do projeto “Adote Uma Praça”, da Prefeitura de Goiânia. Sendo assim, o clube passou a ser responsável pela revitalização e manutenção da área, no setor Urias Magalhães.

A iniciativa viabiliza ações conjuntas da administração pública com o setor privado. O objetivo é incentivar e possibilitar a conservação, manutenção e execução de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas de locais públicos; melhorias na limpeza, iluminação e segurança; recuperar a paisagem urbana e a biodiversidade presente no Município.

A concessão dessa área era um desejo antigo do rubro-negro que já tentou em outras oportunidades revitalizar o local. Todavia, a permissão havia sido concedida anteriormente a uma igreja que, no prazo estabelecido de dois anos, não fez a construção e acabou perdendo esse direito.

Leia mais: