Em apenas um dia, o valor das ações da maior estatal brasileira caiu quase 21%. Desde que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou o general Joaquim Luna e Silva à presidência da companhia, a perda foi de R$ 100 bilhões em valor de mercado, um resultado direto da interferência do chefe do Executivo, feita em reação ao quarto aumento nos preços do diesel e da gasolina neste ano, empurrados pela alta internacional do petróleo.

Em entrevista à Sagres TV nesta terça-feira (23), o especialista em Economia, Luiz Carlos Ongaratto, esclarece como a mudança impacta o mercado de ações da estatal e de outras em todo o país.

“A Petrobras compõe grande parte do valor de mercado da Bovespa. Grandes oscilações dentro da Petrobras, principalmente oscilações que têm a ver com decisões do poder Executivo, do presidente da República, vão transbordar a própria ação da Petrobras e gerar reflexo nas ações de todas as outras estatais que têm sua cotação na bolsa de valores”, afirma. “Isso vai gerando um grau de incertezas em relação ao futuro”, complementa.

Confira a entrevista na íntegra a seguir