Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a busca por produtos sustentáveis ficou ainda mais em evidência. Uma pesquisa do Mercado Livre mostra um salto de 55% na busca por essa categoria entre junho de 2019 e maio deste ano. São 2,5 milhões de usuários de toda a América Latina que compraram produtos com proposta sustentável. Só no Brasil foram 1,4 milhão de consumidores.

Em entrevista ao programa Tom Maior da SagresTV, o administrador e mestre em economia, Luiz Carlos Ongaratto, afirma que as pessoas estão mudando a maneira de gastar o seu dinheiro, devido à pandemia.

“As pessoas estão começando a se importar com aquilo que faz sentido em nossas vidas. Aquele consumo vazio tende a não existir mais, principalmente agora que a gente vai ter mais restrições de orçamento”, relata.

Entre os produtos que ocupam o topo dos mais vendidos no Brasil, estão: bicicletas, iluminação de LED e sacolas ecológicas. Escova de bambu e canudos reutilizáveis lideram a lista na América Latina.

O aumento da demanda encontrou eco entre os empreendedores. Só no Brasil, entre 2017 e 2020 o número de vendedores que oferecem produtos sustentáveis aumentou 198%. A quantidade de itens nessa categoria teve aumento de 322% em igual período.

Para Ongaratto, a mudança de hábitos não é simples e trata-se de um processo que precisa ser trabalhado ao poucos e constantemente. O economista recomenda fazer questionamentos para ajudar na hora de decisão.

“O certo é pensar “será que eu preciso comprar isso mesmo!?” O primeiro passo que a gente pode ter é pensar “será quantas vezes eu vou precisar de determinado item!?”

Dessa forma, o consumo consciente acontece quando o consumidor transforma sua maneira de consumir um produto, pensando nos impactos ambientais e também sociais que ele poderá gerar futuramente. A moda consciente, por exemplo, faz o consumidor questionar o processo de produção em massa.

Saiba mais e assista à entrevista na íntegra no Tom Maior #85