A estudante Ingrid Gomes diz que hoje sabe onde buscar fontes certas e também sabe diferenciar conteúdos verdadeiros e falsos. Sua colega, Oliana Araújo também é mais consciente com o que vê nas mídias e presta muito mais atenção ao receber qualquer notícia.
As estudantes construíram essa consciência do consumo seguro de mídias ao serem desafiadas a se tornarem elas próprias as propagadoras de informações. Pois juntos, os estudantes produzem o Jornal JoséLu, jornal online do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Deputado Professor José Luciano, em Goiânia.
“A gente tem algumas provas externas e percebemos que os alunos têm algumas dificuldades na área de linguagens e na escrita”, contou a professora Valéria Ramos. Para solucionar o problema de aprendizagem a professora teve a ideia de criar uma eletiva de jornal, uma disciplina onde os estudantes têm mais contato com a leitura, a escrita e com educação midiática.
“A minha filha é estudante de jornalismo, então eu pensei que talvez ela pudesse me ajudar nessa parte. A gente conseguiu montar uma coisa na escola que ajudou os meninos a escrever um pouco mais, porque quando a gente escreve mais a gente aprende e melhora a escrita. Então foi para tentar ver se os meninos aprendiam e tinham mais gosto pela escrita”, disse.
Jornal JoséLu
O Jornal JoséLu é produzido por estudantes dentro da eletiva. Alguns estudantes fizeram a parte operacional do site e o manuseiam, enquanto outros desenvolvem as reportagens e fazem as coberturas dos eventos que ocorrem na própria escola. A professora auxilia com a edição dos textos.
Moisés Meirelles e John George são os diagramadores do site. “Os meninos que trabalham com a gente buscam informações, fazem as notícias, mandam pra gente e nós publicamos no site”, explicou Moisés. Falando assim parece fácil, mas os estudantes contaram que na prática foi um pouco difícil aprender como funciona a estrutura de uma notícia.
“Foi bem chatinho de se aprender porque primeiro vem o título, depois vem a linha fina, depois o nome da pessoa que está escrevendo e também tem o tamanho da fonte, essas coisas, e isso tem que ser respeitado porque tem que ficar harmônico para a pessoa ler e se interessar”, completou.
Escrita das reportagens
A parte operacional é importante porque faz com que as pessoas se interessem visualmente pelo conteúdo apresentado na plataforma, mas depois é preciso cativar o leitor com as informações e um bom texto. A Oliana Araújo é uma das estudantes que desenha para o jornal e já percebeu que em toda informação passada é preciso ter responsabilidade.
“É muito inspirador, a gente começa a ter mais responsabilidade com algumas coisas, principalmente melhora na escrita e melhora algumas coisas na escola também, porque a gente faz entrevistas quando tem alguma coisa na escola que é importante. Fazemos alguns desenhos, cartazes, entre outras coisas”.
Um dia na semana, os estudantes participam de oficinas com a professora Valéria e nos outros eles produzem os materiais jornalísticos para o site. “Eu passo para eles o histórico do jornal, como faz os editoriais, charges e fotografia e durante a semana tem os eventos, as coisas que estão acontecendo na escola para que eles cubram, façam as reportagens e as fotografias”, disse.
Educação midiática
Valéria disse que na eletiva os estudantes entendem melhor como é o consumo de mídias e aprendem a analisar fontes. Para o Moisés isso é muito importante e uma coisa que ele levará por toda a vida.
“Mudou bastante no sentido de não cair em fake news. Porque se você não buscar a fundo aquela informação e acabar pegando uma notícia errada ou uma notícia falsa, você acaba se desinformando. E uma das coisas que a Valéria sempre disse na eletiva e que eu vou levar pela vida toda é nunca seguir só um canal de mídia. Então, sempre vou consumir mais e consumir a mesma notícia em outros sites”, afirmou.
Programa Educação
A segunda temporada do Educação está recheada de temas sobre a escola do presente. Ensino ambiental, financeiro, digital, antirracista, sexual e muito mais. Quer descobrir se as escolas do país estão preparadas para essas novas habilidades e o que os profissionais da educação já estão fazendo para transmiti-las? É só acessar o canal do Sistema Sagres no YouTube!
O projeto Jornal JoséLu do CEPI Deputado Professor José Luciano é um dos casos de sucesso educacional que o programa já apresentou.
Assista o programa temático sobre “educação midiática” na íntegra.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.
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