“Vivemos um tempo delicado com um volume gigantesco nessa bios midiática, nesse tecido de comunicação e de tecnologia”. A frase é do professor doutor em Comunicação e cibereducomunicador, Wagner Bezerra. Ele abriu o quarto dia da Jornada do Conhecimento 2023 nesta quinta-feira (23), com o tema “Educação Midiática” e o combate às fake news.

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Durante a palestra, Wagner Bezerra avaliou como se dá o processo de compartilhamento de informações falsas. Para o cibereducomunicador, o ambiente das redes não possui filtro e pouca ou nenhuma leitura crítica.

“O leitor rápido não consegue ter tempo para perceber que metade daqueles dados está incorreta. Ele presta mais atenção, talvez, ao dado correto, e compartilha aquela informação inteira. Se isso acontece uma única vez, imagine como isso se dá rotineiramente o tempo inteiro, a cada notícia incorreta que compartilhamos”, avalia.

Wagner Bezerra na Jornada do Conhecimento 2023 (Foto: Sagres Online)

Educomunicação e alfabetização midiática

De acordo com Bezerra, em tempos em que todos compartilham informações e se tornam criadores de conteúdo, a educomunicação e a alfabetização midiática são o caminho para o combate às fake news.

“A alfabetização midiática está relacionada a um público infantil, juvenil, jovens e a um público da idade madura. Portanto são pais, mães, avós, e muitas dessas pessoas viemos de uma era pré-digital”, contextualiza.

Papel da escola

Segundo Bezerra, uma vez que a pós-verdade também uma tecnologia, a educação e a escola são fundamentais para que essa alfabetização midiática aconteça.

Para o cibereducomunicador, entretanto, é preciso ensinar crianças e adolescentes a lerem e analisarem imagens, vídeos e símbolos. Além disso, é preciso ajudá-los a desvencilharem-se de informações falsas e sugestões perigosas que podem ser compartilhadas em games, redes sociais, televisão, entre outros veículos.

“Aproximar o corpo docente da sua escola da alfabetização midiática é o primeiro passo para o desenvolvimento das capacidades e competências. Isso ajudará os estudantes a ler, refletir, produzir, consumir ou compartilhar conteúdos através das tecnologias, de forma crítica e reflexiva”, analisa.

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