A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta para os efeitos da elevação do nível do mar em cidades costeiras de todo o mundo. O movimento contínuo tem vários fatores associados e já afeta a vida dos países banhados pelo Oceano Pacífico. 

Especialista em gerenciamento costeiro e coordenador da cátedra Unesco para a sustentabilidade do oceano, o biólogo Alexander Turra aponta que a maior dificuldade de resolver o problema é o avanço “ponto a ponto” dessa elevação. Mas o resultado disso em anos é o desaparecimento de cidades. 

Aquecimento global

O aquecimento global é uma das principais causas da elevação do nível do mar porque o fenômeno provoca o derretimento das calotas polares. Além disso, provoca diretamente o aquecimento das águas dos oceanos. Turra, porém, explica que muitos outros fatores contribuem para que o oceano esteja mais próximo da costa. 

Entre os fatores, segundo o coordenador da Unesco, estão: salinização dos estuários, migração dos manguezais para encostas, uso dos combustíveis fósseis, falta de controle do efeito estufa e da elevação da temperatura do planeta e a presença de gás carbônico na atmosfera.

Solução do problema

O aumento da temperatura atmosférica faz a temperatura do oceano aumentar também. Logo, para solucionar a elevação do nível do mar é preciso cuidar do aquecimento da Terra e frear as mudanças climáticas. Alexander Turra cita a diminuição das emissões de gases, a retirada drástica do excesso de gás carbônico do ar e a mudança de matriz energética como etapas essenciais para o processo. 

Além disso, a urbanista Raquel Rolnik, aponta a adoção de mobilidade sustentável nas cidades e o cuidado com as populações costeiras. Rolnik afirma que o solo arenoso dessas regiões já provocou o desaparecimento de cidades e países no Oceano Pacífico.

“É preciso entender o meio ambiente e a natureza de cada um deles,  um bom exemplo disso são as palafitas na Amazônia, que foi uma solução adequada para viver em locais onde as águas sobem de acordo com  o nível do rio”, contextualiza.

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a elevação do nível do mar atingiu um recorde em 2022, fato que ameaça as cidades costeiras e os países insulares. A elevação ficou na ordem de 4,62 mm por ano entre 2013 e 2022.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Leia mais: