Sagres em OFF
Rubens Salomão

Congresso debate PL das redes sociais, depois de crise com bilionário Elon Musk

Em meio à crise com Elon Musk, o Congresso Nacional retomou o debate em torno do projeto de regulamentação das redes sociais, apesar do lobby contrário das Big Techs, mas ainda não há definição sobre a tramitação da matéria, que está na Câmara dos Deputados. O presidente do Congresso e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta segunda-feira (8) que a regulamentação das redes sociais é “inevitável” e “fundamental”.

Pacheco deu a declaração na esteira dos ataques que o bilionário Elon Musk, dono da rede social X, fez ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e às decisões judiciais no Brasil. Musk chegou a ameaçar desobedecer a ordens da Justiça brasileira e reativar contas no antigo Twitter que tiveram bloqueio por ordem judicial por espalharem desinformação, discurso de ódio ou ataques à democracia. Em consequência, o ministro determinou a investigação do empresário por obstrução de Justiça e incitação ao crime.

Pacheco falou sobre o tema após uma reunião com ministros do governo e líderes governistas no Congresso para tratar da pauta de votações dos próximos dias. “Acho que é algo inevitável. Precisamos ter uma disciplina legal em relação a isso. Sob pena de haver discricionariedade por parte das plataformas, que não se sentem obrigadas a ter um mínimo ético do manejo dessas informações e desinformações. Ao mesmo tempo, a participação do Poder Judiciário tendo que discutir questões relativamente ao uso dessas redes sociais sem que haja uma lei”, afirmou o senador.

elon musk rodrigo pacheco presidente do senado
Foto: Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco: regulação das redes é ‘inavitável’. (Crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Elon Musk

Elon Musk fez “um ataque à democracia brasileira” e, por isso, “é de extrema importância o debate para a apreciação do texto”, afirmou nesta segunda o relator do PL das fake news na Câmara, deputado federal Orlando Silva (PCdoB – SP). “Não é um debate apenas no Brasil, é um debate que acontece no mundo inteiro”, disse.

Tentativa…

Orlando Silva afirmou que vai tentar colocar o tema na pauta da reunião do Colégio de Líderes esta semana. Segundo ele, há debates sobre o PL das redes sociais há quase um ano no congresso e que o tema é polêmico mas necessário. A expectativa foi dada em entrevista à GloboNews.

Defesa

“A liberdade de expressão está assegurada na nossa constituição. O órgão de supervisão [proposto na PL] é para checar se as regras de transparência estão sendo cumpridas, os relatórios estão sendo publicados, se a chamada análise de risco sistêmico está ali proposto. Como é na legislação europeia, está sendo plenamente efetivada nas medidas de mitigação desses riscos”, aponta Silva.

Alto lá!

Por outro lado, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não deve pautar o PL. A interlocutores, Lira afirmou que parlamentares estão tentando pautar, mas que o texto não passa. Informações de bastidores apontam que líderes deram recado a Lira de que o projeto precisa de novo texto e defendem troca na relatoria.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.