A Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza o 6º Simpósio Internacional da Faculdade de Ciências Sociais – “A qualquer descuido da vida, a morte é certa…”. O evento foi aberto nesta quarta-feira (10) e prossegue até a próxima sexta (12) com quatro mesas-redondas (confira a programação completa no site da FCS – www.fcs.ufg.br), minicursos e grupos de trabalho. O tema (subtítulo) do evento é um verso do poema Certidão de Óbito, da linguista e escritora Conceição Evaristo.

A conferência de abertura do simpósio foi realizada nesta quarta-feira (10), no Auditório da Biblioteca Central da UFG (Campus Samambaia). O tema da cerimônia inicial foi “Nas espirais do tempo: poéticas e performances do corpo-tela”, e contou com a professora Leda Maria Martins, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), como conferencista e a professora Luciene Dias como mediadora.

A mesa foi precedida pela apresentação artística do professor Luciano Pontes, da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac/UFG), com o miniconcerto Prelúdios para Violino Só, de Flausino Vale: Sons do Cotidiano Mineiro.

A conferência de encerramento terá como convidada a professora, escritora e filósofa italiana Silvia Federici. Ela é autora de Calibã e a Bruxa, obra essencial do feminismo anticapitalista, e foi a primeira presença confirmada para o Simpósio. A professora Mariana Prandini Assis fará a mediação dessa atividade final.

Leia mais: