A noite do torcedor esmeraldino parecia ser mais uma melancólica como foi grande parte desta temporada de 2016. O Goiás saiu perdendo por 2 a 0, porém, foi à luta no segundo tempo e, com grande atuação de Walter e Léo Gamalho, conseguiu virar o jogo e vencer o Joinville por 3 a 2 em seu retorno ao Estádio Olímpico.

Apesar da remontada, a partida não foi só de alegria. Durante quase todo o primeiro tempo, a torcida, revoltada com a derrota parcial, se virou para a tribuna e protestou contra os dirigentes esmeraldinos, em especial o presidente Sérgio Rassi e o presidente do Conselho Deliberativo Hailé Pinheiro.

A vitória levou o Goiás para os 47 pontos. O time, no entanto, segue na 14ª colocação. O próximo duelo esmeraldino é daqui a uma semana, na sexta-feira, 18, às 21h30, contra o Luverdense, no Passo das Emas.

O Joinville, que sairia do Z-4 se houvesse confirmado a vitória, se complicou. O JEC é 17º, com 34 pontos, e pode ficar muito próximo da degola caso o Oeste vença seu jogo. Os catarinenses continuam sua saga para tentar fugir do rebaixamento em um confronto direto com o Oeste, na sexta-feira, 18, às 20h30, no Estádio Prefeito José Liberatti.

1º tempo

O Goiás entrou em campo com um esquema muito ousado, com quatro atacantes de ofício, apesar do posicionamento mais recuado de Walter. Contudo, o time esmeraldino sequer teve tempo para atacar. Logo aos três minutos, Reginaldo avançou livre pela direita e cruzou para Jael. O atacante bateu de primeira e contou com uma falha de Márcio para abrir o placar no Olímpico.

Logo após o primeiro gol, a torcida do Verdão começou a protestar. O primeiro alvo foi Márcio, vilão do lance do gol de Jael. Nervoso em campo, o Goiás abusava dos cruzamentos na área, sempre afastados pela defesa do JEC. Um dos únicos momentos que o goleiro Jhonatan foi obrigado a intervir, foi um cruzamento malsucedido de Léo Sena, que rumou para o gol e foi parado pelo arqueiro catarinense com um tapa.

A esperança do Joinville para ampliar estava nos contra-ataques, e assim foi. Aos 17 minutos, Juninho deu belo passe para Fernando Viana que, livre na área, só escolheu o canto, fuzilou Márcio e ampliou para os visitantes. O segundo gol foi o estopim para os esmeraldinos, que entoaram gritos contra o time e contra o presidente Sérgio Rassi.

Mesmo com um a mais em campo durante quase 30 minutos, o Goiás não conseguiu criar uma jogada de infiltração e continuou insistindo nos chuveirinhos. Sem sucesso. As únicas oportunidades foram com Léo Gamalho. Uma delas foi por cima da meta, em outra, o centroavante até que testou firme, mas no meio do gol, e possibilitou a defesa de Jhonatan, que garantiu boa vantagem para os catarinenses no primeiro tempo.

2º tempo

No segundo tempo, o Joinville voltou recuado, com um zagueiro no lugar de um atacante e levou o Goiás para cima. Entretanto, o Esmeraldino continuava com dificuldades de criação. As principais jogadas continuavam saindo de cruzamentos e, em mais um deles, Léo Gamalho cabeceou com muita força. Porém, novamente, a bola foi no meio do gol e deu possibilidades para a grande defesa de Jhonatan.

O Verdão cresceu de produção a partir dos 15 minutos de jogo e diminuiu o marcador aos 23 em uma bela jogada individual de Walter. O atacante recebeu na direita, deixou o marcador no chão, invadiu a área e bateu com raiva, para vencer Jhonatan e reduzir a desvantagem no Olímpico.

Animado, o Goiás foi para cima e não demorou para conseguir o empate. Aos 35, o Esmeraldino martelou em três cruzamentos. No terceiro, Léo Gamalho subiu mais alto que todo mundo e acertou o cabeceio, que foi direto para o fundo das redes de Jhonatan, empatando o jogo.

A virada parecia questão de tempo. E era. O Verdão pressionava, martelava e a virada veio aos 45 minutos, em uma jogada das principais figuras esmeraldinas na segunda etapa. Walter recebeu na direita, colocou na cabeça de Léo Gamalho e o atacante não decepcionou, testou firme para o fundo das redes e explodiu os pouco mais de 2 mil torcedores que foram ao Olímpico e puderam comemorar com vitória o retorno ao estádio.

Ficha técnica

36ª rodada: Goiás 3 x 2 Joinville
Data: 11/11/2016
Horário: 20h30
Local: Estádio Olímpico, Goiânia (GO)

Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Márcio Gleidson Correia Dias (PA) e Hélcio Araújo Neves (PA)

Público Pagante: 1.384
Público Presente: 2.281
Renda: R$ 15.065

Cartões amarelos: Reginaldo, Everton Silva (JEC); Sueliton, David Duarte, Léo Gamalho, Liniker (GEC)
Cartões vermelhos: Reginaldo (JEC); David Duarte (GEC)
Gols: Jael, aos 3’1T, Fernando Viana, aos 17’1T (JEC); Walter, aos 23’2T, Léo Gamalho, aos 32’2T e 45’2T

Goiás: Márcio; Sueliton (Marcão), David Duarte, Felipe Macedo e Felipe Saturnino; Adriano, Léo Sena e Walter; Rossi (Jarlan), Carlos Eduardo (Liniker) e Léo Gamalho.
Técnico: Gilson Kleina.

Joinville: Jhonatan; Reginaldo, Danrlei (Carlos Alberto), Ligger e Diego; Naldo, Kadu e Erick Luís (Everton Silva); Juninho, Fernando Viana (Rafael Donato) e Jael.
Técnico: Ramon Menezes.