O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anunciou a existência de uma nova massa de ar polar e a formação de um ciclone extratropical no oceano, com ventos de até 100 km/h na costa do Rio Grande do Sul (RS). Com previsão de altos volumes de chuvas, as cidades de São Lourenço do Sul, Pelotas, Arambaré, Rio Grande e São José do Norte estão em estado de alerta. 

A previsão fez a Defesa Civil do estado emitir, na terça-feira (21), um novo alerta para chuvas intensas com volumes possíveis de 120 mm e 150 mm na metade do estado. O Inmet prevê as chuvas para o RS nesta quarta-feira (22) e na quinta-feira (23), com possível queda de granizo. 

A preocupação ocorre principalmente porque o nível dos rios já estão acima da cota de inundação, caso do Canal de São Gonçalo, que banha a cidade de Pelotas. Além disso, há preocupação com o Lago Guaíba e a Lagoa dos Patos, que estão no pico de cheia e receberão mais volumes de água.

No comunicado, o Inmet explicou que o mau tempo permanecerá até a sexta-feira (24) e que, associado ao ciclone, tem previsão de frente fria e ventos intensos na costa. O resumo disso tudo, portanto, são mais chuvas, com possibilidade de tempestades.

*Com Agência Brasil

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática.

Leia mais: