Todos os dias situações cotidianas nos exigem o exercício da leitura, interpretação e compreensão da língua oficial em que fomos alfabetizados. Essas interações acabam por ser automáticas a todos nós devido a, não só o processo de alfabetização, mas também o de letramento.

Mas afinal, quais as diferenças entre a alfabetização e o letramento?

Em suma, a alfabetização é compreendida como a capacidade de aprender um idioma, desde a escrita, fala e a compreensão. Já o letramento seria como o aprendizado deste idioma pode ser utilizado nas diferentes interações sociais.

Por exemplo, ler o letreiro de um ônibus para saber de que se trata da condução certa para chegar ao trabalho, ler e responder uma mensagem no celular, escrever um texto ou mesmo conversar com colegas de trabalho são atividades que exigem tanto competências da alfabetização quanto de letramento.

Para que o letramento aconteça, não basta que o indivíduo saiba ler e escrever, mas também que ele exerça as práticas sociais de leitura e escrita que estejam associadas com o que circula na sociedade em que vive.

A professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Magda Soares, no texto “Letramento e alfabetização: as múltiplas facetas”, afirma que ambos os processos dependem um do outro e não podem ser desassociados.

“A alfabetização desenvolve-se por meio das práticas sociais de leitura e escrita, isto é, atividades de letramento. O letramento, por sua vez, só se pode desenvolver por meio da aprendizagem das relações fonema-grafema, ou seja, em dependência da alfabetização”, explica.

Tecnologias

O termo letramento surgiu no Brasil nos anos 1980 mas, com as mudanças sociais e o advento das tecnologias digitais de informação e comunicação, foi necessário expandi-lo para letramentos (no plural) e novas termologias surgiram como o letramento digital.

Essa nova realidade faz com que parte dos pesquisadores do tema não mais separem letramento e alfabetização em coisas distintas: o segundo já englobaria o primeiro. Dentro do letramento, atividades devem vincular escrita e interpretação, como jogos eletrônicos, por exemplo, além de outras atividades que façam sentido na vida das crianças.

Leia mais: