Há quem pense em começar o ano com tudo novo, inclusive a aparência. Cada vez mais popular quando o assunto é beleza, a harmonização facial tem ganhado espaço no mercado.

Conhecida popularmente como botox, a técnica de estética facial não é cirúrgica e tem como objetivo proporcionar a harmonia e o equilíbrio estético em todo o rosto.

No entanto, muitas dúvidas pairam sobre o procedimento. Em entrevista à Sagres, a cirurgiã-dentista e especialista em Harmonização Facial, Isrraela Massena, tira dúvidas sobre a chamada assimetria facial.

Assista a entrevista na íntegra:

“Criou-se um mito em torno dessa questão da assimetria, de que a harmonização facial é a busca pelo perfeccionismo da face, dos pontos cada vez mais simétricos. Só que essa não é uma realidade. A beleza em si vem desse leve desequilíbrio, só que os desequilíbrios mais acentuados a harmonização facial visa corrigir para gerar um equilíbrio maior na face do paciente”, afirma.

Entre os procedimentos de harmonização, estão a facial e a ortofacial. “A harmonização facial é um processo estético que envolve tecidos moles da face. Preenchimento de malar, contorno do ângulo mandibular, preenchimento labial, botox. Isso tudo envolve a harmonização facial”, explica.

Já a orto facial, segundo a especialista, “envolve a parte odontológica, com processo de movimentação dentária. Essa movimentação dentária não repercute apenas na estética do sorriso, mas também na estética da face. Tem a ver com a projeção do lábio superior, inferior”, destaca.

Isrraela Massena reforça ainda que, em caso de recomendação médica por tratamento ortodôntico, o paciente precisa fazer acompanhamento antes de qualquer cirurgia de harmonização.

“Se o paciente tem indicação de tratamento ortodôntico, ele precisa fazer esse tratamento previamente a qualquer tipo de tratamento estético que envolva o terço inferior da face”, ressalta.

De acordo com Isrraela Massena, algumas pessoas que, por uma condição genética, possuem uma predisposição às rugas na região da testa e dos olhos. Nesses casos, o tratamento preventivo é a toxina botulínica, mais conhecida como botox.

Leia mais: