A advogada previdenciarista, Marly Marçal, explicou as mudanças que a aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sofrerá em 2022, em entrevista ao Sagres em Tom Maior desta terça-feira (28). De acordo com a especialista, as alterações vem ocorrendo desde 2019 e são oriundas da emenda constitucional 103, que é a Reforma da Previdência.

“Todo ano a gente vai ter alterações até 2033, que é quando fecha as regras de transição. Então, até lá, nós teremos todos os anos alterações nas condições para que as pessoas possam ter acesso à aposentadorias”, explicou.

Marly Marçal ainda destacou as principais mudanças para o próximo ano, que será em três regras de transição. “Nós teremos a alteração na idade da mulher, porque na emenda alterou-se. A mulher em 2019 aposentava com 60 anos. Então, a emenda constitucional disse que a mulher aposentaria com 62 anos, mas nós teríamos uma regra de transição, ou seja, a gente acostumaria com aquela aposentadoria até que completasse os 62 anos. Quem já tinha o tempo para aposentar, mas não tinha idade, cada ano será necessário que ela implemente mais 6 meses. Então, esse ano, até 31 de dezembro, as mulheres precisam ter 61 anos de idade e 15 anos de contribuição”, afirmou.

Confira a entrevista na íntegra:

Leia mais: