As secretárias de Saúde do Estado de Goiás e da prefeitura de Goiânia estão em parceria na luta contra mosquito aedes aegypti, responsável pela dengue, pela chikungunya e pelo zika vírus.

O Coordenador de Controle de Dengue da Secretaria de Estado da Saúde, Murilo do Carmo, aponta que basta um vizinho desatento para colocar toda a vizinhança em risco. “A partir de quando a gente faz o dever de casa e o vizinho não faz, se coloca em cheque todo o trabalho. Quando você faz vistoria na quadra, que tem um imóvel fechado, você coloca todos demais em risco,” diz.

Murilo cita que a prefeitura de Goiânia compartilhou um relatório que mostra que 60% dos imóveis fechados possuem focos de criação do mosquito.

O Gerente de Agravo e Doenças Transmissíveis da Secretaria de Saúde de Goiânia, Leandro Nascimento, diz que a prefeitura fez um mapeamento dos focos do mosquito na capital. Ele diz que os locais com maior incidência estão sendo visitados num primeiro momento.

Leandro também conta que a Secretaria Municipal de Saúde tem recebido muitas ligações de moradores revoltados com vizinhos que não cuidam de seus respectivos quintais.

Em 2015, o Estado de Goiás registrou quase 190 mil casos de dengue, que mataram pelo menos 81 pessoas. Ainda existem 51 casos de morte em investigação, com suspeita da doença.

Para tentar conscientizar a população, o governo estadual vai criar um programa de rádio, que será veiculado em emissoras comunitárias, focado exclusivamente no combate ao aedes aegypti.

* Com informações do repórter Vinícius Tondolo