Oferecida pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, a disciplina de Educomunicação Socioambiental propôs aos estudantes a criação de materiais digitais de conscientização ambiental, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na Agenda 2030 de São Paulo, que contempla os 17 objetivos da Agenda 2030. As produções dos estudantes entraram como material paradidático do curso on-line Consumo Consciente e Agenda 20230 na Prática, promovido pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz) e pelo Instituto Akatu.

Proposta

A proposta de trabalho final do curso era que cada grupo de alunos fosse responsável por um dos 17 objetivos e, após estudar o conteúdo sobre ele na Agenda 2030, realizasse a produção de materiais paradidáticos. A linguagem dos materiais podia ser de livre escolha, o que resultou em diferentes suportes para cada ODS. O ODS 6, por exemplo, foi trabalhado por meio de um jogo de cartas, o Gotas de Conflito: Uma Conversa sobre a Crise Hídrica, que tem como objetivo promover debates e possíveis soluções para desafios relacionados à crise hídrica.

ODS e os benefícios para a sociedade

Criados em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), os ODS são 17 metas estabelecidas como um guia global para criação de políticas públicas e ações de sustentabilidade em quatro eixos principais: social, ambiental, econômico e institucional. As metas são parte da Agenda 2030, ano em que se espera que elas sejam alcançadas, e possuem indicadores que permitem acompanhar o seu progresso.

“São objetivos bastante ambiciosos. O lema ‘não deixar ninguém para trás’ significa que não pode ser um compromisso só do Governo Federal. Tem que ser da sociedade na sua multiplicidade, ou seja, a perspectiva da comunicação para informação e engajamento para essa agenda é fundamental”, analisa a professora Thaís Brianezi, da ECA/USP, especialista em políticas públicas e gestão governamental.

Parceria com terceiro setor

A professora conta que a ideia do trabalho final surgiu após perceber que, apesar de haver diversos materiais nacionais e internacionais sobre os ODS, os materiais voltados a eles na cidade de São Paulo eram escassos. A parceria com o Instituto Akatu e a Umapaz ajudou a preencher um pouco essa lacuna. O Instituto Akatu oferece, por meio de cursos on-line voltados para estudantes do Ensino Fundamental e educadores, materiais sobre consumo consciente e sustentabilidade do Brasil. Já a Umapaz é um órgão gestor da Política Municipal de Educação Ambiental de São Paulo e Educação Ambiental da cidade de São Paulo. De acordo com Brianezi, a parceria fomenta o entendimento aos impactos que a emergência climática tem nas desigualdades e conflitos sociais.

“Hoje você não consegue entender o que se passa em termos sociais, culturais, econômicos e políticos se não entender, por exemplo, a gravidade de emergência climática que a gente vivencia”, afirma Thaís.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

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