Alinhado com a Agenda 2030 e decisões tomadas na COP26, o Parlamento Europeu deu mais um passo rumo à proibição da venda e produção de veículos com motor de combustão dentro dos próximos 12 anos.

Na última semana, o poder legislativo da União Europeia votou de forma favorável à lei que busca acelerar a mudança da frota para carros elétricos, de forma a combater as mudanças climáticas provocadas pelas emissões de gases do efeito estufa.

De acordo com a legislatura, as montadoras devem encerrar totalmente a produção de veículos movidos a gasolina e diesel até 2035. A intenção é que, em 12 anos, carros emissores de CO2 não sejam mais comercializados na Europa.

Jan Huitema, deputado neerlandês e principal negociador sobre o assunto no parlamento afirmou que “os custos operacionais de um veículo elétrico já são mais baixos do que os custos operacionais de um veículo com motor de combustão interna”.

Para que as regras entrem em vigor, a aprovação final da lei deve acontecer no próximo mês. Os países do bloco já concordaram com o acordo no ano passado.

Leia mais