(Foto: Reprodução/ ONU)

Um estudo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, FAO, destaca as contribuições da agropecuária, especialmente para os milhares de pessoas pobres e pequenos produtores em países em desenvolvimento.

Atualmente, de acordo com a agência, o setor emprega pelo menos 1.3 bilhão de pessoas no mundo. Cerca de 600 milhões membros das famílias mais necessitadas têm a produção animal como uma fonte de renda essencial. 

Produtos Antimicrobianos

O relatório enfatiza também a necessidade de eliminar o uso impróprio de antimicrobianos na criação de animais.

Falando à ONU News, de Roma, a consultora especialista em produção pecuária da FAO, Juliana Lopes, defendeu que o uso adequado destes remédios deve fazer parte das políticas de saúde animal de cada país.

“O uso inadequado de antibióticos traz riscos tanto para a saúde dos animais quanto para a saúde humana devido à resistência antimicrobiana e isso no futuro pode geral tantos problemas de saúde quanto problemas de econômicos para toda a população.”

Crescimento

O relatório “Pecuária no Mundo: Transformando o Setor Pecuário através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” destaca que é preciso mudanças em políticas e práticas para otimizar as contribuições do setor.

O documento cita as medidas necessárias para capacitar os produtores de pequena escala garantindo que estes sejam os principais atores e beneficiários do crescimento contínuo da agropecuária.

Produtos Antimicrobianos

O estudo explica que até o momento, o debate em torno do setor pecuário tem focado em como produzir mais para satisfazer as grandes demandas por produtos animais e alimentar uma população global em crescimento.

Ao mesmo tempo se discute como reduzir os efeitos negativos no meio ambiente. O relatório cita uma pesquisa realizada na América do Sul, que indica que entre 1990 e 2005, 70% da deflorestação em países na região foi ligada ao aumento na demanda por pasto.

No Brasil, por exemplo, 80% da deflorestação no período foi associada com a conversão de florestas em pastagens.