A 23º edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na cidade de Goiás, começa nesta terça-feira (24). Em entrevista à Sagres, o secretário de Cultura Goiás, Marcelo Carneiro, falou sobre a importância do evento para o Estado. “O Fica joga Goiás para o Brasil e o mundo. A partir do momento que a comunicação começa a trabalhar com mais intensidade, cada uma das ações reverbera para fora e traz retornos para o estado. Os realizadores presentes tem retorno certeiro com o intercâmbio com quem vem de fora”, declarou.

Ouça a entrevista completa:

Neste primeiro dia de programação será feito o credenciamento para realizadores, imprensa e instrutores do festival, das 8h30 às 20h, na Escola de Artes Plásticas “Veiga Valle”. A abertura oficial será realizada às 19h no Cine Teatro São Joaquim e contará com participação especial da Orquestra Jovem de Goiás.

“A programação é extensa, robusta, profunda e alegre, pois tem inúmeras atividades artísticas. Serão 13 dias de programação e nessa primeira semana que inicia, a partir de amanhã (24), começa o Cine Goiás itinerante, um cinema móvel que passará por diversas escolas, povoados, distritos e cidades vizinhas”, detalhou. O Cine Goiás Itinerante começa às 8h na cidade de Itaberaí, com programação infantil e, ainda na terça, às 19h, estará no município de Buriti de Goiás.

Dentro da programação, o secretário destacou a Mostra de Cinema competitiva, com premiações que somam R$ 352 mil. “Um dos pontos principais do Fica é olhar para os realizadores goianos, através dessas ações específicas e esse intercâmbio com os convidados. Foram 474 inscrições nesta edição, com mais de 20 países se inscrevendo, 25 estados do Brasil e o Distrito Federal. Então, nós percebemos a grandeza do Fica e a resposta positiva que tivemos para o evento”, pontuou.

Cuidados com a Covid-19

A Cidade de Goiás retomou a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados na última sexta-feira (20), através de decreto assinado pelo prefeito do município, Anderson Gouvea. Segundo Marcelo Carneiro, o decreto será o “norte” para a população presente no evento.

“Há essa preocupação em ambientes fechados e por isso é necessário a obrigatoriedade da máscara. Em ambientes abertos é facultativa a utilização. Nós teremos uma tenda da saúde durante o evento e o que nós pedimos para a população em geral e os visitantes é que sigam, à risca, as orientações e o decreto e aproveitem com consciência. Os eventos também terão limitação do público”, informou o secretário.

Leia mais:

Assista a entrevista no Sagres Sinal Aberto: