Fiscais da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) apreenderam cerca de 140 quilos de carne bovina clandestina, nesta quarta-feira (25), em Jataí, região sudoeste do Estado.
O produto era transportado na carroceria de uma caminhonete comum sem equipamento de refrigeração e sem documentação de procedência. “Há a suspeita de que a carne seria comercializada na feira livre da cidade, já que a ação de fiscalização ocorreu nas proximidades deste local”, explica Pedro Leonardo de Paula Rezende, gerente da Regional Alto Araguaia, de Jataí.

Na região, os fiscais da Agrodefesa trabalham em conjunto com a Polícia Militar. Isso porque nas últimas semanas foi registrado um aumento das ocorrências de roubo de gado em fazendas, o que gera preocupação. Animais roubados, geralmente, são abatidos de forma clandestina e tem a carne vendida sem qualquer garantia de segurança para a saúde da população, pois não são respeitadas as normas de sanidade.

“Há indícios, inclusive, de que a carne apreendida seja de um animal roubado no dia anterior (24/01), conforme boletim registrado na delegacia”, conta o fiscal, ressaltando a importância desta parceria com a PM.

Djalma Martins Braz foi autuado em flagrante por transporte de produto em desacordo com a lei . O mesmo alegou que todo o volume seria entregue a um açougue em Jataí. O produto apreendido foi inutilizado, já que é impróprio para o consumo e encaminhado para o aterro sanitário da cidade. “Intensificamos a fiscalização do comércio de produtos de origem animal para coibir fatos assim”, garante Pedro Leonardo.

 Da Agrodefesa