O I Encontro Formativo 2023 para profissionais do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada, o AlfaMais Goiás, da Secretaria Estadual de Educação, terminou nesta sexta-feira (10). Foram quatro dias de apresentações artísticas, palestras e oficinas pedagógicas.
Deborah Moura, que é articuladora do programa AlfaMais regional Goiatuba e participou de todo o evento, avaliou que foram dias muito ricos para o crescimento profissional.
“Foi um momento de muito aprendizado, em que nós aprendemos a importância do monitoramento que passamos dentro do AlfaMais. Até então nós capacitamos nossas equipes com os professores formadores e agora passamos a avaliar como esse programa está se desenvolvendo realmente dentro das unidades escolares de uma forma mais minuciosa”, afirmou.
Segundo Deborah Moura, o evento atingiu suas expectativas, porque realizou um desejo de ter um monitoramento informatizado do programa.
“Saímos do papel e conhecemos a planilha pelo site que vai entrar no ar. Assim, conseguiremos ter todo o acompanhamento da regional, do Estado, das escolas e até o aluno. Vamos conseguir monitorar como está o desenvolvimento de cada um dentro de Goiás”, destacou.
I Encontro Formativo
O AlfaMais Goiás foi criado com o objetivo de redução dos índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente entre as crianças matriculadas nas redes públicas de ensino. De acordo com Gisele Campos, superintendente da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Seduc, para atingir esse fim é necessário muitas frentes de trabalho.
“A formação que ocorreu nesta semana é uma das frentes. Temos também produção de material, premiação, entrega de kits escolares, avaliação, prêmio para as escolas com os melhores resultados”, explicou.
Gisele Campos também ressaltou que a formação é dividida em quatro módulos durante o ano. No ano passado, os profissionais trabalharam temas sobre o que é ser alfabetizado, o direito da criança de ter a alfabetização na idade certa e práticas de alfabetização.
“Esse ano agora nossa formação é toda com foco na avaliação, como ponto de partida de trabalho pedagógico dentro da escola e da sala de aula”, pontuou.
Na avaliação da superintendente, o I Encontro Formativo de 2023 foi concluído de forma satisfatória. Segundo ela, houve grande interesse de todos os envolvidos.
“Todas minhas avaliações do ano passado foram excelentes. Eu tive a oportunidade de entrar nas salas esse ano e vi nas perguntas e respostas um conhecimento de quem estava falando, um interesse e uma necessidade de querer saber mais, além de uma preocupação de como levar isso e fazer a diferença na vida do professor para ensinar os alunos”, concluiu.
*Este conteúdo está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 04 da Organização das Nações-Unidas (ONU) – Educação de Qualidade
Leia mais: