Criado nos Estados Unidos na década de 70, o Hip Hop é uma manifestação cultural que visa oferecer informação, lazer e conscientização. No Brasil, além de trazer mensagens de protestos e críticas sociais em linguagem acessível, o gênero musical pode ser utilizado ferramenta de educação.

Na região Metropolitana de Goiânia, a cerca de 10 anos acontece o projeto “Hip Hop Atitude”, que ensina o oficio do DJ para crianças e adolescentes carentes. Conduzida pelo o DJ Arthur, a iniciativa tem parceria com ONGs, casas de culturas e escolas públicas e tem como alvo o público de 12 a 20 anos.

“Quem participa das oficinas aprendo o oficio de DJ pode utilizar este aprendizado para muito além de apenas um hobbie. Se ele se aperfeiçoar na arte pode se tornar um profissional e fazer do conhecimento um ofício”, afirma Arthur.

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A utilização da cultura Hip Hop como ferramenta de ensino pode ser uma alternativa para alcançar vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como Educação de Qualidade (4); Redução das Desigualdades (10) e Paz, Justiça e Instituições eficazes (16), por exemplo.

O DJ ressalta a importância das atividades culturais nas periferias, onde muitas vezes o jovem tem poucas opções de estudo e profissionalização. Para ele, a cultura Hip Hop pode oferecer uma proposta profissional na vida destes jovens.

DJ Arthur comanda as pickups em edição de oficina. Foto: Arquivo Pessoal.

“Acredito que o projeto seja muito importante para ocupar a cabeça dos mais jovens, não os deixar ociosos e vulneráveis aos problemas sociais. Nosso objetivo é tentar instruir os adolescentes a continuar nos estudos e também a se tornar um profissional. Ele pode se tornar um produtor, trabalhar com música e vivenciar experiências dentro da cultura que com certeza vão ser importantes para a sua formação como pessoa”, explica o DJ.

Salas de aula

Elementos da cultura Hip Hop também podem ser utilizados em sala de aula como ferramenta de ensino. O movimento destaca como elementos tecnocientíficos se relacionam com as dimensões da vida humana, sejam elas sociais, históricas, geopolíticas ou econômicas.

Uma possibilidade de atividade é propor uma análise detalhada da letras de músicas junto à turma, relacionando-a ao conteúdo que será aprofundado posteriormente. Pode-se ainda reunir várias músicas que fazem referência a uma mesma temática e pedir para que cada grupo analise uma delas, estabelecendo conexões com os assuntos em estudo e compartilhando suas reflexões ao final.

Outra alternativa é criar com os próprios alunos letras de rap que abordem os conteúdos estudados. Estudantes ficam livres para criarem suas músicas, mas são orientados a não utilizar palavrões ou termos de cunho criminoso.

Patrimônio cultural

Em 2022, foi sancionada uma lei que torna o hip hop patrimônio cultural em Goiânia. O texto reconhece o hip hop como expressão social, artística, política, com quatro elementos artísticos: grafite, break, MC e DJ. Além disso, assegura fomento à cultura Hip Hop e à realização de manifestações próprias.

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