Nesta quarta-feira (10), aconteceu a cerimônia de posse da diretoria do primeiro Fórum Estadual de Educação Escolar Indígena de Goiás (FEEEI/GO), grupo que atuará na articulação de discussões e políticas para a educação de comunidades indígenas no estado.

De acordo com a secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli, a construção do grupo acontece desde 2019. Dessa forma, ao todo, a nomeação é de 29 membros, que estarão em exercício por um período de dois anos.

Composição

Na composição do Fórum, estão o vice-cacique Tapuia da aldeia Carretão, Wellington Vieira Brandão e Sinvaldo Oliveira Saraiva, dos povos Iny/Karajá, e Valdirene Leão Gomes.

“No Fórum serão apresentadas sugestões, discussões e políticas para que os professores ensinem melhor e as crianças tenham um melhor aprendizado”, afirmou Gavioli.

O Fórum foi criado a partir de decreto governamental, em agosto de 2022 (Foto: Seduc/Goiás)

Nesse sentido, o grupo assume a responsabilidade de propor discussões para a Educação principalmente conectadas ao ensino dos alunos indígenas.

Valorização

Além disso, um dos pontos centrais relacionados ao FEEI é a valorização das culturas indígenas. Dessa forma, de acordo com informações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Fórum deve assessorar programas ligados ao fortalecimento da Educação Escolar nos diferentes níveis apresentados.

“Com certeza é um momento histórico. Mostra o quanto a comunidade indígena é assistida e é isso que eles precisam: políticas pensadas para os povos indígenas com a participação dos povos indígenas”, afirmou a coordenadora de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação, Rosilene Tuxá.

Leia mais: