Sagres em OFF
Rubens Salomão

Fórum Nacional de Educação defende no MEC a revogação do Novo Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC) realizou audiência pública com o Fórum Nacional de Educação (FNE) para receber proposições na Consulta Pública de Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. A consulta foi instituída pela Portaria nº 399/2023. As 20 entidades que integram o fórum se posicionaram pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM), sancionado ainda no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).

Durante a audiência, a ampla maioria das instituições do Fórum Nacional de Educação se posicionou contra o NEM. Com o principal argumento sobre o fato de que a reforma contribuiu para o aumento da desigualdade social do Brasil. Avaliação é de que as mudanças desconsideram necessidades mais urgentes das escolas como melhoria de infraestrutura, condições de trabalho e financiamento.

O presidente do FNE, Heleno Araújo, lembrou que o ensino médio precisa ter fortalecimento com visão sistêmica. “Não dá para fazer isso sem uma regulamentação do custo aluno-qualidade, sem o Sistema Nacional de Educação. Sem as leis específicas de gestão democrática e sem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Sinaeb)”, criticou. Heleno lembrou que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) não pode ser a única referência de avaliação.

fórum nacional de educação
Foto: Reunião do MEC com entidades do Fórum Nacional de Educação, na sede da Capes. (Crédito: Luiz Fortes/MEC)

Fórum Nacional de Educação

O debate integra a consulta instituída pelo MEC depois de intensa mobilização de trabalhadores da educação e de estudantes pela revogação do Ensino Médio. As reuniões e audiências devem ocorrer até a próxima terça-feira (06), mas o prazo ainda pode ter prorrogação.

Meta

A consulta tem objetivo de coletar subsídios que possibilitarão a tomada de decisões sobre os atos normativos que regulamentam o novo ensino médio.

Posterior

Depois dela, o MEC pretende realizar 15 oficinas com professores, estudantes e gestores, antes da apresentação do relatório final. Além disso, outra pesquisa terá conclusão em outubro, com mediação da Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco), com 2500 estudantes brasileiros.

Aliança eleitoral

O prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos) empossa, nesta quinta-feira (01), o novo secretário municipal de Educação, Rodrigo Caldas. O ex-secretário de Aparecida de Goiânia chega fruto de indicação do presidente regional do PP, Alexandre Baldy.

educação rodrigo caldas
Foto: Anúncio de novo SME, com Alexandre Baldy (esq.), Rodrigo Caldas e Rogério Cruz. (Crédito: Divulgação)

Equipe

Além de Caldas, toma posse hoje novo secretário municipal dos Esportes, Danilo Rabelo. A solenidade será realizada às 15h, no Centro Cultural Casa de Vidro. “Novos secretários chegam para somar junto ao time de auxiliares que se empenham dia e noite para a construção de uma cidade melhor. E continuar o trabalho feito com maestria pelos ex-secretários”, alega o prefeito Rogério Cruz.

Quem?

Formado em odontologia, Rodrigo Caldas foi secretário de Saúde em Aparecida, ainda na gestão de José Macedo. Assumiu a pasta de Desenvolvimento Urbano, com Maguito Vilela e foi escolhido para a Educação ainda no primeiro mandato de Gustavo Mendanha. No entanto, houve resistência da categoria e Caldas foi remanejado para a pasta de Indústria e Comércio.

Política

Antes da eleição de 2020, Rodrigo Caldas rompeu com Mendanha e o grupo lançou a esposa dele, Márcia Caldas, como principal candidata da oposição. Ela recebeu 3% dos votos, mas teve candidatura derrubada pela Justiça Eleitoral.

Desconto sustentável

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Goiânia aprovou ontem desconto no IPTU para imóveis com painéis de energia solar. A matéria ainda precisa passar por duas votações no plenário e depois de sanção ou veto de Rogério Cruz.

Abrangência

O projeto, de autoria do vereador Joãozinho Guimarães (Solidariedade), inclui edificações comerciais e residenciais. Os imóveis devem fazer uso da energia por meio de painéis de energia solar fotovoltaica.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado a Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 4 – Educação de Qualidade.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.