Um em cada três trabalhadores brasileiros estão envolvidos no agronegócio, que representa 25% do PIB nacional. Em um momento desafiante, o setor precisa aliar o aumento da produção e a redução de impactos ambientais.

Nesse sentido, a Plataforma de Ação pelo Agro Sustentável, do Pacto Global da ONU no Brasil, lançou um guia para auxiliar empresas e produtores agrícolas na busca por adoção de práticas mais sustentáveis e, consequentemente, aprimorar a gestão de seus negócios. Trata-se do Guia Prático sobre Finanças Sustentáveis no Agronegócio Brasileiro.

O documento propõe soluções e traz informações sobre financiamento sustentável para agricultores familiares, pequenos, médios e grandes produtores, empresas e sociedades cooperativas. Ademais, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Além de fornecer conhecimento sobre as alternativas de financiamento de práticas agrícolas sustentáveis, o guia compartilha melhores práticas do setor e oferece apoio a produtores com orientações práticas sobre como acessar recursos financeiros sustentáveis. Por fim, oferecer oportunidades e maior visibilidade de crescimento.

Agronegócio e sustentabilidade

De acordo com Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, “é urgente fomentar a produção de alimentos e a agricultura sustentável no Brasil, contribuindo para a segurança alimentar”. Dessa forma, o guia “nasce para ajudar as empresas e fornecer maior visibilidade sobre oportunidades para investimentos saudáveis”.

“Faz parte da nossa missão apoiar as organizações na jornada para adoção de melhores práticas, com capacitação, projetos e ações que ajudem as empresas a avançarem na Agenda 2030 e no atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovendo cada vez mais impacto positivo”, completou.

Coordenador da Plataforma de Ação pelo Agro Sustentável, Antonio Josino Meirelles ressaltou que “a trajetória de crescimento expressivo do agronegócio brasileiro evidenciou a responsabilidade de atuar no combate à fome e insegurança alimentar, a expansão das práticas sustentáveis de produção e a adaptação da agricultura à mudança do clima”.

Entretanto, cada produtor tem uma realidade diferente. Portanto, “precisamos estar cientes de que essa é uma realidade com grandes disparidades no Brasil. Mais de 80% dos produtores e produtoras ainda não tem acesso à capacidade técnica e recursos financeiros para adoção dessas e outras tecnologias”.

Por isso a necessidade do guia para fornecer informações de oportunidades de expandir o financiamento de práticas sustentáveis do agronegócio. O acesso ao guia está disponível no portal do Pacto Global da ONU no Brasil.

*Esse conteúdo está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, 12 – Consumo e Produção Responsáveis e 13 – Ação Global Contra a Mudança do Clima

Leia mais