O programa Fraternidade em Ação desta semana repercute os assuntos que remetem à reflexão sobre o mundo, a vida e a paz de espírito. O dominical vai ao ar às 9h, após o Raiz Brasileira com Justino Guedes, e tem a apresentação de Sebastião Ribeiro, Monica Fernanda, Jonathas Procópio e William Batista. Edição e montagem: Roberval Silva (voluntários).

Ouça o programa em formato de podcast:

Confira o tema desta semana:

TEMAS PARA ESTUDO ESPÍRITA

— Existência de Deus.

A ideia de Deus […] se afirma e se impõe, fora e acima de todos os sistemas, de todas as filosofias, de todas as crenças.
Léon Denis: O Grande Enigma. Capítulo 5.

A necessidade da crença em Deus está, instintivamente, alojada na mente humana, e decorre do axioma científico de que não há efeito sem causa. Foi por este motivo que Kardec perguntou aos Espíritos Superiores: — “Que dedução se pode tirar do sentimento instintivo, que todos os homens trazem em si, da existência de Deus?” A resposta foi a seguinte: — “A de que Deus existe; pois, donde lhes viria esse sentimento, se não tivesse uma base? É ainda uma consequência do princípio — não há efeito sem causa.”
Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, questão 5.

Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.
Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, questão 1.

JESUS, IRMÃO E MESTRE

Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu Amor: do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos do meu Pai, e permaneço no seu Amor” (João 15:10).

“Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem porque eu o sou.”(Jo. 13:13)

Inúmeras vezes Jesus ressaltou a sua condição de filho de Deus, portanto, nosso irmão; e, quando chamado de Mestre, deixou claro que verdadeiramente o era.

Jesus deixou os planos superiores para estender suas mãos compassivas a nós outros, irmãos necessitados, em evolução na Terra.

Mestre por excelência, seus ensinos, são espírito e vida para todos nós.

Enquanto nas escolas aprendemos conhecimentos limitados ao entendimento e cada época, encontramos em Jesus o Mestre dos mestres, e quanto mais evoluímos e admiramos, porque mais valiosos e atuais se tornam seus ensinamentos.

Origem e natureza do Espírito

Os Espíritos são a individualização do princípio inteligente, como os corpos são a individualização do princípio material. A época e o modo por que essa formação se operou é que são desconhecidos.
Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, questão 79.

Mediunidade com Jesus

Restituí a saúde aos doentes, ressuscitai os mortos, curai os leprosos, expulsai os demônios.
Dai gratuitamente o que gratuitamente haveis recebido. — Jesus, Mateus, 10.8.

Mediunidade é coisa santa, que deve ser praticada santamente, religiosamente. Se há um gênero de mediunidade que requeira essa condição de modo ainda mais absoluto é a mediunidade curadora. […] O médium curador transmite o fluido salutar dos bons Espíritos; não tem o direito de vendê-lo. Jesus e os apóstolos, ainda que pobres, nada cobravam pelas curas que operavam.
Allan Kardec: O Evangelho segundo o Espiritismo. Capítulo 26, it 10.

A prece: importância, benefícios e a maneira correta de orar

A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar n’Ele; é aproximar-se d’Ele; é pôr-se em comunicação com Ele. A três coisas podemos propor-nos por meio da prece: louvar, pedir e agradecer.
O Livro dos Espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 84. ed, Questão 659, p. 319.

Pode-se dizer, também, que a prece é uma invocação, mediante a qual o homem entra, pelo pensamento, em comunicação com o ser a quem se dirige.
KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 124. ed. FEB, Capítulo XXVII – Item 9,

Provas da reencarnação

As qualidades inatas que as pessoas […] trazem consigo constituem a prova de que já viveram e realizaram certo progresso.
Allan Kardec: O Evangelho segundo o Espiritismo. Capítulo 3, item 13.

As lembranças espontâneas ou provocadas de existências passadas são evidências da reencarnação. Os casos espontâneos de lembranças reencarnatórias, manifestados por crianças e adultos não são raros como pode pensar se.
Hernani Guimarães Andrade: Reencarnação no Brasil. Capítulo 1 — Casos resolvidos e não-resolvidos.

O conhecimento do pretérito, através das revelações ou das lembranças, chega sempre que a criatura se faz credora de um benefício como esse […]. Emmanuel: O Consolador, questão 370.

Leia mais: