Os funcionários do Parque Mutirama estão recebendo treinamento da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (AGETUL). O objetivo do curso é orientar os trabalhadores do parque sobre a forma correta de agir diante da nova situação que o país está enfrentando com a pandemia da Covid-19 e fazer com que eles estejam aptos a prestarem um serviço de qualidade e com segurança ao público. O treinamento teve início no dia 22 de julho e segue até 7 de agosto.

De acordo com o presidente da AGETUL, Urias Júnior, não há previsão de abertura do parque. Segundo ele o treinamento que está sendo realizado é preventivo. “O parque só irá abrir quando a Vigilância Sanitária e a Secretária Municipal de Saúde orientarem e firmarem todos os protocolos de segurança à saúde dos visitantes e dos operadores das atrações”, frisou.

Urias Júnior, disse ainda que este treinamento tem como objetivo principal estabelecer os protocolos operacionais mínimos de segurança e saúde que possibilitem a operação do Parque Mutirama, de forma a garantir a integridade da saúde dos visitantes, colaboradores e terceiros, partes fundamentais e integrantes da rotina operacional do parque, em meio a pandemia do coronavirus.

Segundo a AGETUL após esse primeiro ciclo do treinamento, será realizado um segundo que consiste em segurança do trabalho e reciclagem, seguindo as normas exigidas pelo Ministério do Trabalho.

O curso está sendo ministrado pela psicóloga Anna Carolina Moraes de Oliveira e pela enfermeira Elenita Gomes Evangelista, ambas pertencentes ao quadro de funcionários da AGETUL, sendo que a psicóloga Anna Carolina é a responsável pela parte operacional e a enfermeira Elenita Gomes, em dar todas as instruções a respeito dos cuidados com a Covid-19.

De acordo com a Prefeitura de Goiânia ao todo, estão sendo treinados 60 funcionários do quadro operacional do Parque Mutirama, incluindo os de carreira e comissionados, divididos em três turmas de 20 pessoas para que não haja aglomerações. Com a redução do efetivo de participantes em cada treinamento, protocolos de segurança e prevenção da propagação da Covid-19 estão sendo obedecidos, com a obrigatoriedade do uso de mascaras, álcool em gel e sabonete líquido, que são disponibilizados aos participantes do curso.