Luan Gama tem 11 anos e está aprovado para o curso de curso de Matemática na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Mas a universidade sugeriu que o menino buscasse o direito de ingresso na Justiça, pois é regra da instituição que o candidato tenha finalizado o Ensino Médio. No entanto, a Justiça reconheceu que Luan é superdotado, caso excepcional em que o Brasil permite a aceleração no ensino.

O garoto celebrou a conquista nas redes sociais: “tô me sentindo incrível. Amo matemática”. Disse ao publicar a clássica foto que os ingressantes fazem com os nomes do curso e da universidade escritos no braço. 

O salto está previsto na lei do país, mas agora, Luan precisa realizar provas para concluir ao mesmo tempo o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, diplomas exigidos para a matrícula na Universidade. A aplicação das provas é responsabilidade da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM). 

Luan era estudante da rede pública do Amazonas e já era conhecido por sua participação no quadro ‘Pequenos Gênios’, do ‘Domingão do Huck’, em julho de 2023.⁣ O prazo para Luan fazer a matrícula é 15 de fevereiro, mas caso não consiga se formar na educação básica, o garoto começará o 6º ano do ensino fundamental como bolsista  integral em uma instituição privada.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 4 – Educação de Qualidade.

Leia mais: