A estruturação de grupos políticos em Goiás para a disputa da eleição municipal de 2024 e os cenários nas maiores cidades do estado são os temas da 261ª edição do PodFalar. O primeiro podcast de Política tem apresentação e comentários dos jornalistas Rubens Salomão e Samuel Straioto, que agora segue em vídeo, às 20h, na Sagres TV.

Para analisar como se inicia o ano eleitoral, o podcast conta com a participação do professor da PUC/GO, Guilherme Carvalho. O cientista político e doutorando na Universidade de Brasília (UnB) analisa como a base do governador Ronaldo Caiado (UB) chega ao pleito depois de duas vitórias em primeiro turno ao governo, em 2018 e 2022.

A base política do Palácio das Esmeraldas alcançou pelo menos 220 prefeitos, sendo 110 apenas do União Brasil, partido presidido por Caiado em Goiás. As numerosas filiações a partidos aliados abrangem também pré-candidatos de grupos opostos nos municípios e as divisões internas podem resultar em rachas e possível fortalecimento de grupos da oposição ao caiadismo para a sucessão estadual, em 2026.

Além da correlação da eleição municipal com os projetos estaduais, o programa também detalha os cenários ainda abertos em algumas das maiores cidades goianas, com destaque para a capital. Em Goiânia, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) ainda busca viabilidade para possível candidatura à reeleição, enquanto a lista de pré-candidaturas definidas continua curta.

Por enquanto, apenas a deputada federal Adriana Accorsi (PT) tem projeto definido para a terceira disputa consecutiva na cidade, além de avanço também do deputado federal Gustavo Gayer (PL), pelo bolsonarismo. Há ainda consideração do senador Vanderlan Cardoso (PSD), que foi ao segundo turno em 2016, contra Iris Rezende, e em 2020, contra Maguito Vilela.

Pela base governista, seguem as tentativas do ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot (MDB), e do presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (UB), sem grande adesão no Palácio, que ainda busca alternativas.

Videocast

O videocast é novidade na programação, com apresentação e comentários dos jornalistas Rubens Salomão e Samuel Straioto. A produção segue com novos episódios neste início de 2024, a partir da 260ª edição.

Todas as anteriores podem ser conferidas nos principais tocadores de áudio. O programa segue com formato básico divido em dois blocos, que se dedicam a apresentar bastidores das decisões políticas que afetam diretamente a vida de goianos e brasileiros.

O videocast, que tem espaço fixo com postagens no canal da Sagres TV no YouTube, e ainda com atualização regular nos tocadores de áudio, conta também com entrevistas com especialistas, jornalistas ou políticos, além da eventual aparição do quadro Língua Solta, em que declarações bem ou mal ditas por aí ganham destaque.

Siga o PodFalar

Confira o PodFalar na Rádio Sagres, no Sagres On-line, no aplicativo da Sagres, no Spotify, no Google App, no Deezer e no Castbox. Siga o PodFalar em seu tocador de podcast preferido e receba um episódio novo todo sábado. Em vídeo, você acompanha as edições semanais no YouTube e na Sagres TV, canal 26.1, na sexta-feira, às 20h.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes

Ouça o PodFalar no seu agregador de podcasts favorito

Confira outras edições do PodFalar