Junior Kamenach
Junior Kamenach
Jornalista, repórter do Sagres Online e apaixonado por futebol e esportes americanos - NFL, MLB e NBA

Garrafas PET recolhidas dos oceanos são transformadas em tecidos para colchões

A empresa de colchões Ortobom lançou uma campanha focada na urgência da limpeza dos mares e oceanos e evitar que resíduos plásticos cheguem ao mar. Para proporcionar um novo destino, evitando que acabe em aterros sanitários ou lixões, o “Oceano dos Sonhos” transforma o material em tecidos para colchões. Sendo assim, os protagonistas são dos do tipo Liberty e Only, dois dos modelos mais populares da marca.

Para tornar esses colchões mais ambientalmente responsáveis, tecidos criados a partir de fibras produzidas através da reciclagem de garrafas PET, um dos principais resíduos poluentes dos oceanos, os revestem. O desenvolvimento do novo tecido foi possível graças à UNIFI, uma empresa multinacional que criou as fibras recicladas chamadas de “REPREVE Our Ocean”. Então, a Ortobom utiliza sua tecnologia Oceancare para criar esses tecidos, mantendo a aparência, estrutura e propriedades dos fios. Nesse sentido, ela substitui as antigas matérias-primas pelas fibras de garrafas PET recicladas.

Transformação

Cada colchão revestido com esse tecido reciclável utiliza cerca de 23 garrafas PET que foram descartadas incorretamente, muitas vezes próximas às costas dos oceanos. A utilização de materiais recicláveis, como as garrafas plásticas, oferece diversos benefícios ambientais, incluindo a redução da emissão de gases de efeito estufa e a diminuição da quantidade de resíduos presentes nos oceanos. Além disso, a abordagem sustentável ajuda a minimizar a necessidade de extrair novos recursos naturais, promovendo um ciclo mais equilibrado para o meio ambiente.

“A crescente conscientização dos consumidores em relação à sustentabilidade e saúde faz com que o mercado de colchões passe por transformações. Para atender essa demanda, a Ortobom tem investido em tecnologias sustentáveis, como a Oceancare, para produzir produtos mais ecológicos e saudáveis para o planeta, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a promoção de um futuro mais limpo” argumenta o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Ortobom, André Gil.

Além de contribuir para a preservação dos ecossistemas marinhos e o equilíbrio ambiental como um todo, a adoção dessa nova tecnologia não implicará em custos adicionais para os clientes interessados em adquirir os produtos. No entanto, o valor dos colchões permanecerá inalterado, e eles serão comercializados tanto no site quanto em todas as mais de 2 mil lojas da Ortobom no país.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis

Leia mais:

Mais lidas:

Leia também: