Tocantins – Diante das recentes tragédias registradas em unidades de ensino no Brasil, a Prefeitura de Palmas promove uma força-tarefa para traçar estratégias que possam intensificar a segurança no ambiente escolar da rede pública municipal de ensino na Capital. A primeira reunião aconteceu na segunda, 10, e contou com representantes da Secretaria Municipal de Educação e das forças de segurança pública do Tocantins.  

O objetivo, segundo a prefeita Cinthia Ribeiro, é reforçar uma cultura de paz no ambiente educacional e coibir possíveis atos de violência. O município pretende utilizar tecnologia e inteligência, além de rondas e vigilância constantes para proteger as crianças e adolescentes.  

“A tragédia ocorrida em Blumenau (SC), que chocou todo o Brasil, nos obriga a refletir ações para proteger os alunos da rede municipal de ensino e tranquilizar os pais, professores e educadores. Juntos, traçaremos estratégias que reforçarão a segurança no ambiente escolar”, pontua a gestora.  

Leia mais:

De forma emergencial, a Prefeitura pretende implementar uma Rede de Segurança, com a criação de um grupo de trabalho, que terá a participação dos órgãos de proteção à criança e ao adolescente e das forças de segurança. Estão previstas ainda ações como intensificação das rondas policiais nas escolas, capacitação direcionada aos vigias e ampliação do monitoramento nas unidades. 

De acordo com a secretária da Educação de Palmas, professora Fátima Sena, é fundamental que as famílias deixem os filhos da escola, sabendo que a gestão está buscando as melhores estratégias para garantir o bem-estar de todos. 

“Precisamos estar certos sobre o que a escola tem que fazer e como os órgãos de segurança podem nos auxiliar e pontuar quais as novas medidas que podemos adotar para ampliar a segurança da comunidade escolar. Precisamos dividir as responsabilidades para termos eficiência neste cuidado”, afirmou a secretária.  

A reunião contou com a presença de representantes da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, 22º Batalhão de Infantaria do Exército, Marinha do Brasil, chefia de Gabinete do Executivo Municipal de Palmas, Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Guarda Metropolitana de Palmas e técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed).