A eleição de 2024 será a primeira a nível municipal que Goiânia contará com mais de 1 milhão de eleitores. O prazo para regularização do título está próximo do fim, terminará no dia 8 de maio.

Mais de 92% da população eleitoral de Goiânia está cadastrada com a Biometria. O maior grupo votante é a população com idade entre 45 e 59 anos. 55% do eleitorado é composto por mulheres e 45% de homens.

54% dos eleitores são solteiros e 36% casados. Quanto ao grau de escolaridade, 32,91% dos eleitores da capital possuem o Ensino Médio Completo.

Cadastro

A lei estabelece a data do fechamento do cadastro eleitoral. Ele ocorre sempre nos anos em que são realizadas eleições para que a Justiça Eleitoral possa organizar a votação com base no número de eleitoras e eleitores aptos a votar.

A legislação estabelece que não receba-se nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição (artigo 91 da Lei das Eleições – Lei nº 9.504/1997).

Em 2024, o primeiro turno das Eleições Municipais ocorre em 6 de outubro. Isso significa que o cadastro eleitoral estará fechado, após o dia 8 de maio, para novas inscrições e outros procedimentos (entre eles a regularização da situação eleitoral).

Você leitor pode se cadastrar pelo site do TSE, basta clicar aqui.

Consequências

Caso não regularizem a situação eleitoral, além de ficarem de fora das eleições municipais deste ano, o eleitor tem algumas consequências.

Entre elas, não conseguem tirar passaporte, carteira de identidade, ingressar em universidade ou renovar matrícula em instituição de ensino superior, assumir cargo comissionado ou efetivo por aprovação em concurso público, obter empréstimo em instituições públicas com crédito mantido pelo governo e ainda podem enfrentar outras restrições.

Por que o título fica irregular?

Cancela-se o título pelos seguintes motivos: falecimento, duplicidade de inscrições, não comparecimento à revisão de eleitorado, ausência a três turnos eleitorais consecutivos e sentença judicial.

Já a suspensão do título ocorre devido a condenação criminal, conscrição, improbidade administrativa e recusa de cumprimento de serviço militar obrigatório.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.