Copete tem acerto salarial com Goiás, mas precisa de liberação de Santos para definir novo clube (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

O Goiás negocia com o Santos para acertar a contratação do atacante Copete. Eleito um dos melhores jogadores no título do Atlético Nacional, da Colômbia, na Copa Libertadores da América de 2016, o jogador perdeu espaço no time praiano nesta temporada e busca um novo clube para o próximo ano. Entre o esmeraldino e o jogador, o acordo já está selado. Resta apenas a liberação do novo técnico do Peixe, o argentino Jorge Sampaoli.

Após comandar a Argentina na Copa do Mundo da Rússia, Sampaoli foi anunciado nesta quinta-feira como novo treinador do Santos. Ainda sem conhecer o elenco que terá à disposição, o técnico pediu para a diretoria não liberar nenhum atleta antes de consultá-lo. Por isso, a negociação com Copete não tem prazo para ser concluída e deve se arrastar por mais alguns dias.

Contratado em 2016, Copete teve um ótimo início pelo clube, principalmente nas duas primeiras temporadas, quando marcou 24 gols em 83 jogos. Porém, em 2018, o jogador caiu de produção e fez apenas um gol nas 33 partidas que disputou.

Um ponto que pesa contra o colombiano no Santos é a presença de estrangeiros. Além de Copete, o alvinegro praiano também conta em seu elenco com o costa-riquenho Bryan Ruiz, o uruguaio Carlos Sanchéz, o argentino Emiliano Vecchio e o paraguaio Derlis Gonzáles. Por partida no Campeonato Brasileiro, cada treinador pode optar por apenas cinco atletas não-nascidos no Brasil.

Por ser profundo conhecedor do mercado sul-americano, Sampaoli deve colocar na sua lista de contratações novos jogadores da América do Sul, dos mercados do Equador, Argentina e Chile, países em que Jorge Sampaoli trabalhou na última década. Com isso, a tendência é que Copete seja liberado para um novo clube, que no momento é o Goiás